Criada em 1983 pelo ex-piloto e ex-funcionário da Harley Davidson, Erik Buell, a marca de motocicletas Buell nasceu com a missão de criar uma moto esportiva genuinamente norte-americana.
Ao longo de mais de 25 anos de história, o sonho do engenheiro Erik materializou-se.
A Buell foi comprada pela Harley-Davidson e hoje é a divisão esportiva da centenária fábrica de motocicletas.
Sua fábrica está instalada na cidade de East Troy, em Wisconsin, EUA. Na unidade, são produzidas cerca de 10 mil motos por ano, além de peças, acessórios e roupas especiais.
Para reforçar ainda mais sua vocação, a Buell apresentou para 2010 melhorias em seu “line-up” e um novo logotipo. Motivado pelos bons resultados conquistados no Campeonato Americano de Sportibikes pela 1125R, primeira moto Buell a usar um motor com refrigeração líquida, Erik ainda transformou em sucata um modelo que, segundo ele próprio, não traduzia sua filosofia para construir motocicletas.
“Ela era somente uma ótima moto para iniciantes. Não era inovadora, não era um sucesso e não era uma moto esportiva. Simplesmente uma boa motocicleta e não combinava mais com a marca”, afirmou ele referindo-se à Blast, equipada com um monocilíndrico de 492 cm³.
Dona de um estilo conservador – para não dizer ultrapassado – a Blast, ou melhor, sua destruição teve destaque no lançamento da linha 2010 da marca. De um jeito bem humorado o site da Buell anuncia a Blast 2010 criada pelo “inovador” processo de “amassamento” que, nada mais é, que uma prensa de ferro-velho transformando o modelo em sucata.
Direcionada ao público jovem com idade entre 25 e 35 anos, a marca, que pertence à Harley-Davidson, chegou ao Brasil pelas mãos do Grupo Izzo. A empresa escolheu a dedo o local onde seria instalada a primeira concessionária exclusiva da Buell no País.
Localizada em um dos bairros mais sofisticados da capital paulista, os Jardins, que concentram um consumidor de alto padrão, a Buell Concept Store foi inaugurada na Rua Oscar Freire, em outubro de 2005.