Quando de sua apresentação, o mundo praticamente se rendeu à beleza do 8C Competizione, carro não por acaso escolhido pela Alfa Romeo para seu retorno (triunfal) aos EUA. Não satisfeita, a marca do Cuore Sportivo volta a surpreender com a versão conversível de um de seus carros mais bonitos até hoje, o 8C Spider, que será mostrado pela primeira vez ao público no Salão de Genebra deste ano.
Assim como o cupê do qual deriva, o novo ?roadster? italiano será produzido numa limitada tiragem de 500 unidades, com o mero objetivo de mostrar do que a Alfa Romeo é capaz. A bem da verdade, a marca vai contar com a ajuda preciosa da Maserati e da Ferrari na empreitada.
O motor desta bela ?macchina? é o mesmo do cupê, um V8 a gasolina, com cilindros dispostos a 90º entre si, com 4.691 cm³ e 450 cv a 7.000 rpm e 480 Nm a 4.750 rpm. Como todo motor italiano que se preze, este gosta de girar alto (7.500 rpm), afinal, não basta o motor reagir, é preciso mostrar que responde. E para comandar a ?cavalaria?, o 8C Spider conta com câmbio manual robotizado de seis marchas e com diferencial autoblocante.
Sua tração traseira, segundo a montadora, ajuda a melhorar a distribuição de peso. Para parar essa beleza, discos de cerâmica da Brembo, com 380 mm de diâmetro na dianteira e de 360 mm na traseira, mais voltados ao uso intenso, em competições, mesmo, que para o dia-a-dia, ainda que o dia-a-dia do proprietário de um desses belos ?roadsters? não deva ser em baixa velocidade. As rodas são de aro 20?, com pneus 245/35 R20 na frente e 285/35 R20 atrás.
Além disso, o 8C Spider terá toda a parafernália eletrônica de conforto e segurança. O preço do novo conversível ainda não foi revelado, mas quem pode comprar um carro desses geralmente não pergunta quanto custa, mas sim quanto tempo leva para ter o seu na garagem.
Bom será se alguns desses proprietários morarem no Brasil, para termos a oportunidade de ver uma beleza dessas circulando por nossas ruas e estradas. A versão conversível de um dos modelos mais bonitos da marca do Cuore Sportivo na história terá apenas 500 unidades fabricadas.