A Alfa Romeo lança a versão esportiva Q4 da perua 156 Crosswagon, uma mistura de cupê e perua, que começará a ser vendida na Itália em outubro, para depois seguir para outros mercados europeus. O Alfa Romeo Crosswagon Q4 é derivado do modelo 156 com carroçaria “sportwagon”, apto a trafegar por estradas de terra, porque tem mais altura livre e tração total.

O visual com apelo fora-de-estrada inclui estribos laterais de aço sob as portas, pára-choques reforçados, rodas de aro 17 com pneus especiais 225/55R, entre outros itens. O interior vem com carpetes personalizados e bancos de couro.

Mas o principal destaque fica por conta do conjunto mecânico, que vem com sistema de tração integral com três diferenciais e que distribui a tração entre os eixos conforme as condições de aderência. O motor é 1.9 turbodiesel, capaz de gerar 150 cavalos e 31 kgfm de torque a meros 2.000 rpm, o que é excelente e permite maior resposta nas acelerações em baixa.

A montadora italiana garante que a Crosswagon tem um nível de ruído baixíssimo em razão do sistema “commom rail”. A Alfa Romeo Crosswagon Q4 tem também estabilidade garantida por adotar sistemas de controle de estabilidade, feito eletronicamente e que inibe derrapagens indesejáveis, muito comuns diante de imprevistos que eventualmente poderiam surgir numa estrada. Outro sistema de segurança usado pela Crosswagon é o que impede que as rodas patinem, o controle de tração. Entre os dispositivos eletrônicos de segurança estão incluídos freios ABS, além de controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR). Segundo a Alfa Romeo, a Crosswagon Q4 acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 200 km/h.

continua após a publicidade

continua após a publicidade