Nada de nomes mirabolantes ou vistosos. O novo compacto da Alfa Romeo se chamará Mi.To, uma espécie de homenagem às cidades de Milão, sede da marca, e Torino (Turim), cidade onde o carro será fabricado, ambas na Itália. Mas as associações ao nome não param por aí.
Além da palavra mito, propriamente dita, Mi.to também pode significar a abreviatura de Mini Tourer. A apresentação oficial do novo ?hatch? de duas portas está prevista para junho. As vendas começam no mês seguinte na Europa.
Usando a mesma plataforma do Fiat Grande Punto, o novo Alfa Romeo mede 4,06 metros de comprimento, 1,72 m, de largura, e 1,44 m, de altura. A medida da distância entreeixos estima-se que seja de 2,52 m, a mesma do Punto. Inicialmente, a oferta de motores será limitada a quatro opções, a gasolina ou diesel, todas sobrealimentadas, partindo de 90 cavalos de potência a 155 cv. Futuramente, a gama de propulsores deverá incluir versões mais potentes.
Novidade importante do novo modelo é o sistema DNA, que controla eletronicamente a suspensão, o câmbio, o motor e os freios do carro. Há três modos de condução: Dynamic, para andar forte; Normal, para o dia-a-dia, e All Weather, para condições adversas de piso (chuva, neve, lama… é a lama…).
O Mi.To é a primeira novidade da Alfa Romeo desde o lançamento do superesportivo 8C Competizione, no ano passado. E pelas imagens liberadas é possível notar semelhanças entre ambos. A começar pela parte frontal, com o Cuore Sportivo ao centro, ladeado por duas grandes entradas de ar. Seu capô elevado ao centro também lembra o cupê 8C, assim como os faróis ovalados e as janelas laterais. Na traseira, o Mi.To herdou as lanternas arredondadas com diodos emissores de luz (LEDs). De fato o Mi.To é uma bela ?macchina?.