Seu motor é um V8 4.2 de 400 cv e câmbio seqüencial de seis marchas. |
O protótipo Alfa Brera, mostrado no Salão de Genebra (Suíça), em março último, será produzido em série, confirmou o responsável pela marca, Daniele Bandiera. A versão definitiva do esportivo conceitual chegará ao mercado como substituto do tradicional modelo GTV.
As diferenças entre o protótipo e o modelo que será produzido serão mínimas. O objetivo da Alfa Romeo é chegar ao novo esportivo GTV e, para atingir o programado, a fábrica partiu para a construção do Brera, um carro-conceito de deixar todo mundo de queixo caído.
Um dos estúdios mais famosos da Itália, o Italdesign, fundado pelo consagrado estilista Georgetto Giugiaro, foi contratado e surgiu no Salão de Genebra, na Suíça, o precursor do novo Alfa Romeo GTV (que ainda está por vir). O carro-conceito Brera possui o arrojo da carroceria de fibra de carbono (material leve e resistente usado nos monopostos de Fórmula 1) e é o primeiro indício de que esse Alfa faz parte de uma linhagem especial.
Os traços harmoniosos do desenho do Brera são coroados por componentes modernos, como os expressivos faróis que iluminam por descarga de gás xenônio, os pneus Michelin Pax System (à prova de furo) e o pára-brisa que se estende até a capota, feito de vidro escurecido.
Mecânica Maserati
Os detalhes estéticos dos clássicos da marca italiana não poderiam faltar no interior desse protótipo. Como todo legítimo Alfa Romeo, velocímetro e conta-giros são bem visíveis através dos vãos do volante de três raios. Os demais instrumentos circulares são voltados para o motorista, e também fazem parte dos tradicionais itens dos carros com o “cuore sportivo” na grade dianteira. O revestimento de couro marrom e os cromados espalhados pelo painel dão um toque de sofisticação.
Para fazer jus a um belo “design” como o desse carro, o veículo vem equipado com tração integral e o mesmo conjunto mecânico do Maserati Cupê: motor V8 4.2 de 400 cavalos e câmbio seqüencial de seis marchas (com trocas feitas por hastes instaladas atrás do volante). No caso do esportivo da marca do tridente – Maserati -, o desempenho é digno de um campeão. Para ir de 0 a 100 km/h são necessários apenas 5 segundos e a velocidade chega a atingir a marca dos 283 km/h, valores que são batidos facilmente pelo protótipo Alfa Romeo Brera.