Com personalidade marcante, estilo ousado e exclusivo, o Alfa 147, que está chegando às revendas da marca, mistura tradição e modernidade, funcionalidade e conforto, requinte e esportividade. Além de toda a tecnologia aplicada ao motor e ao sistema de câmbio seqüencial, o modelo traz ainda completo pacote com itens de conforto e conveniência, entre os quais se destacam o refinado sistema de som Bose e o sofisticado sistema de ar-condicionado com controle automático de temperatura e distribuição individual de climatização.
Linhas marcantes
Concebido no Centro de Estilo da Alfa Romeo em Milão, na Itália, o Alfa 147, apesar de possuir carroceria na configuração “hatchback” e quatro portas, adota recursos estilísticos que fazem lembrar um verdadeiro cupê.
O 147 nasceu do Cuore Sportivo, como todo Alfa Romeo. Toda “macchina” foi concebida ao redor do símbolo da marca italiana. As linhas do capô do Alfa 147, inspiradas no Grand Coupé 6C 2500 Villa d’Este, modelo lançado pela marca em 1949, formam dois vincos em “V”, que avançam da base do pára-brisa até a frente do carro.
Lá, praticamente se encontram e circundam a grade dianteira. A partir daí descrevem um raio e se dirigem para as laterais, formando o mesmo elemento estético presente no modelo 6C 2.500. Juntos com o logotipo, esses três elementos formam o “Tríptico da Serpente”, símbolo da Casa Alfa Romeo.
O conjunto ótico do Alfa 147 combina dois estilos diferentes, misturando faróis redondos com refletores retangulares, nos quais ficam embutidos os faróis de neblina.
Dotados de lentes transparentes e curvas, eles invadem as laterais dos pára-lamas e conferem um toque bastante expressivo à frente do modelo. Os faróis são recortados por pára-choques amplos e envolventes, que também incorporam as grades.
Com desenho acentuadamente curvo e alongado, o capô do Alfa 147 dá uma aparência bastante agressiva às linhas da carroceria, como convém a um esportivo. A linha de cintura – que se eleva em direção à traseira – e a capota curva esboçam uma forma de cunha, conferindo um aspecto mais dinâmico ao estilo. Nas laterais, um dos destaques são as maçanetas dianteiras em alumínio, que dão um toque retrô ao modelo.
Já a maçaneta traseira, embutida na moldura da janela, reforça o apelo esportivo e sugere o estilo de um cupê. Com vidro curvo e lanternas ovaladas, a traseira curta dá sensação de agilidade, enquanto a base do vidro em forma de “V” segue as linhas do capô. De linhas limpas e ousadas, o Alfa 147 é um automóvel de estilo exclusivo e marcante, chamando sempre muita atenção por onde passa.
Motor de 148 cv e tecnologia de Fórmula1
Atraente por fora, requintado por dentro, o Alfa 147 se impõe pela elegância, ergonomia dos comandos, qualidade dos materiais e esmero no acabamento. Bancos, volante, pedais, alavanca de câmbio e comandos foram cuidadosamente concebidos para oferecer o máximo de funcionalidade, conforto, controle do veículo e, principalmente, prazer ao dirigir.
O quadro de instrumentos segue as linhas esportivas da carroceria e é dotado de três grandes marcadores redondos sobrepostos, circundados por aros cromados que alojam o conta-giros e o velocímetro, todos analógicos, como manda a tradição da marca. A iluminação dos mostradores é feita com luz vermelha translúcida para garantir melhor visualização em túneis e à noite. Com eficiente empunhadura, o volante possui três raios, com um semicírculo livre, para facilitar a leitura dos marcadores. Nos raios laterais ficam alojados os comandos de controle do som.
A sofisticação do Alfa 147 está presente na aplicação de alumínio no console central, alavanca de câmbio, comandos do volante, fecho do porta-luvas e trincos internos das portas. Esses detalhes de requinte convivem com itens de conforto e esportividade, como o sofisticado sistema de ar-condicionado com controle automático de temperatura, além do câmbio seqüencial “Selespeed” com comandos de trocas de marchas no volante.
Projetados para uso esportivo, os bancos do Alfa 147 são anatômicos. Possuem encostos com bordas envolventes para segurar o motorista nas curvas e evitar o seu deslizamento para frente nas frenagens mais bruscas. Mecanismos de regulagem de altura do assento e de apoio lombar no encosto colocam o motorista numa posição mais adequada para dirigir.
Motor Twin Spark
No coração do Alfa 147 pulsa um avançado motor 2.0 16V, de quatro cilindros em linha, concebido com a tecnologia Twin Spark (com duas velas de ignição por câmara), de desempenho brilhante e ágil nas respostas ao acelerador, como manda a tradição esportiva da Casa Alfa Romeo.
Seu cabeçote é dotado de quatro válvulas por cilindro e duplo eixo-comando, auxiliado por variador de fase na admissão, o que lhe confere o máximo de rendimento e elasticidade. São 148 cv de potência num motor de apenas 2.0 litros de capacidade e 18,3 kgf.m de torque máximo a 3.800 rotações por minuto. Com ele, o Alfa 147 acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 205 km/h de velocidade máxima.
Emoção da F-1
Acoplado ao motor do Alfa 147 está o avançado câmbio “Selespeed”, de cinco marchas, que utiliza tecnologia eletrônica de ponta derivada da Fórmula 1. “Inteligente” e bastante versátil, essa transmissão permite a troca seqüencial de marchas tanto no volante como na alavanca de mudanças, e ainda oferece a comodidade como se fosse um câmbio automático. Outra vantagem do “Selespeed” é se adaptar ao tipo de condução ou modo de dirigir de cada motorista.
Como nos carros de corrida, no “Selespeed” as trocas de marchas são feitas em seqüência e acionadas apenas com as pontas dos dedos. Um toque na borboleta do lado direito da direção, engata as marchas mais elevadas, um outro toque no lado esquerdo faz com que elas reduzam. O mesmo ocorre na alavanca de mudanças do console, ao empurrá-la para frente ou para trás. O sistema é auxiliado por um dispositivo eletro-hidráulico que realiza os engates das marchas e substitui o pedal da embreagem.