Ajustando a corrente de transmissão

Passo 1

Comece afrouxando bem a porca do eixo. A porca pode estar apertada demais e talvez seja preciso dar uns pulinhos sobre a chave. Cuidado para não se machucar.

Passo 2

Afrouxe a porca menor e faça o aperto da porca interna para trazer a roda para trás. Use o mesmo número de voltas em ambos os lados. Observe a marcação tipo “régua” que há próximo do eixo, a posição dos traços deve ser igual em ambos os lados, para que a roda não fique desalinhada.

Passo 3

Aperte com as mãos os parafusos menores de regulagem, mas deixe a corrente com alguma folga.

Passo 4

Pegue uma chave L e suba na moto. Veja se, com o seu peso em cima, a corrente ainda tem folga para trabalhar.

Se não tiver, folgue por igual as porcas maiores de regulagem, apenas o suficiente e dê uma pancada com a mão no pneu, para que a roda vá um pouco para frente, folgando mais a corrente.

Lembre que, com peso, a corrente estica, por isso a folga é tão importante. Após algumas tentativas, sua corrente estará devidamente esticada, com folga para trabalho e sua roda alinhada.

Basta apertar os parafusos. Comece pelo parafuso do eixo para que a roda não desalinhe, e termine pelos parafusos de regulagem. Ao apertar a porca do eixo, fique por trás da moto, aperte a porca com a chave puxando-a para cima, segure a moto com a outra mão. Quando você conseguir tirar a roda do chão, está bom de aperto. Procure não apertar as porcas demais, para não forçar as roscas ou arredondar as cabeças.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo