Passo 1
Comece afrouxando bem a porca do eixo. A porca pode estar apertada demais e talvez seja preciso dar uns pulinhos sobre a chave. Cuidado para não se machucar.
Passo 2
Afrouxe a porca menor e faça o aperto da porca interna para trazer a roda para trás. Use o mesmo número de voltas em ambos os lados. Observe a marcação tipo “régua” que há próximo do eixo, a posição dos traços deve ser igual em ambos os lados, para que a roda não fique desalinhada.
Passo 3
Aperte com as mãos os parafusos menores de regulagem, mas deixe a corrente com alguma folga.
Passo 4
Pegue uma chave L e suba na moto. Veja se, com o seu peso em cima, a corrente ainda tem folga para trabalhar.
Se não tiver, folgue por igual as porcas maiores de regulagem, apenas o suficiente e dê uma pancada com a mão no pneu, para que a roda vá um pouco para frente, folgando mais a corrente.
Lembre que, com peso, a corrente estica, por isso a folga é tão importante. Após algumas tentativas, sua corrente estará devidamente esticada, com folga para trabalho e sua roda alinhada.
Basta apertar os parafusos. Comece pelo parafuso do eixo para que a roda não desalinhe, e termine pelos parafusos de regulagem. Ao apertar a porca do eixo, fique por trás da moto, aperte a porca com a chave puxando-a para cima, segure a moto com a outra mão. Quando você conseguir tirar a roda do chão, está bom de aperto. Procure não apertar as porcas demais, para não forçar as roscas ou arredondar as cabeças.