Com o novo chassi Agrale Midibus Low Entry, um ônibus equipado para atender a nova legislação para o transporte de deficientes físicos, foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas festividades que marcaram o Dia Internacional do Portador de Deficiência, em Brasília (DF). Na comemoração, o presidente anunciou uma série de medidas para tornar mais adequadas as condições de transporte para deficientes físicos.
As novas medidas estabelecem regras para as empresas de transporte e órgãos federais adaptarem os seus serviços e as estruturas de edifícios públicos aos portadores de necessidades especiais. "A linha Midibus Agrale foi toda projetada para atender os modernos conceitos de acessibilidade universal, ou seja, possui características que facilitam o transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais", informa o diretor-superintendente da Agrale, Hugo Zattera.
O novo modelo faz parte da família Agrale Midibus, lançada em novembro. A inédita linha é a primeira do mercado brasileiro a oferecer as opções de motor traseiro, piso baixo, suspensão pneumática e transmissão automática no segmento até 12 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).
Indicado para operações urbanas, interurbanas e intermunicipais de curta distância, o novo veículo foi desenvolvido para um segmento não atendido pelos outros fabricantes brasileiros de chassis. Seus principais diferenciais são o menor custo operacional e de aquisição, a melhor acessibilidade aos passageiros e a multifuncionalidade de opções de configuração.
Segundo Zattera, o Agrale Midibus preenche o espaço existente entre os microônibus e os ônibus urbanos e rodoviários convencionais. Oferece rapidez nos deslocamentos em vias congestionadas, menor custo operacional e melhor aproveitamento da capacidade de transporte de passageiros, especialmente em algumas linhas ou horários nos quais os ônibus convencionais trafegam com capacidade ociosa.