Accelo 715 C tem turbo com geometria variável

A Garrett é a responsável pelo fornecimento do turbocompressor que equipa o novo caminhão Accelo 715 C, lançado recentemente no mercado. Será o primeiro caminhão brasileiro a contar com sistema de turboalimentação de geometria variável (VNT), especialmente desenvolvido pela Garrett para o motor OM 612 LA, de cinco cilindros e 20 válvulas, com potência de 156 cv, a 3.800 rpm.

O turbocompressor do Accelo 715 C é do modelo GT2256V, projetado para elevada performance do motor em todas as faixas de rotação, com eficientes acelerações e retomadas de velocidade. Consiste de um sistema de palhetas móveis que otimizam a resposta em baixas rotações e mantém elevada a eficiência em altos regimes. O gás de escape, gerado pela combustão, entra na turbina e passa pelas palhetas móveis, antes de chegar ao rotor.

Com o motor em baixa rotação, as palhetas permanecem fechadas, o que reduz a área de passagem e resulta na maior velocidade dos gases e na maior aceleração do eixo do turbocompressor.

Esse recurso faz com que o VNT funcione como vários turbos em apenas um, em virtude do maior aproveitamento da energia gerada pelos gases de escape, conferindo os padrões de elasticidade e dirigibilidade ao veículo, ideais para as aplicações nas limitadas áreas de circulação dos centros urbanos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo