O Fiat Mobi é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Ele chega em abril para retomar o conceito de carro popular, com preço acessível e custo baixo de manutenção e reparo. E os únicos flagras feitos do carro exibiam camuflagens pesadas que escondiam o visual do modelo. Nesta segunda-feira (21), o mistério acabou.
Duas imagens caíram na internet exibindo a novidade sem disfarces, da frente e da traseira. O subcompacto foi flagrado em um lava-jato em Betim (MG), onde já é fabricado. As imagens foram divulgadas pelo Car Club Brasil. O Mobi exibe capô elevado e faróis estreitos que se estendem pelas laterais.
Já as lanternas são generosas e desproporcionais ao porte do veículo, que é menor do que o Uno, do qual compartilha a plataforma, o motor Fire 1.0 (disponível também no Palio), de 75 cv, e algumas peças, como o para-brisa. Isso explicaria o fato de a montadora oferecer um produto abaixo de R$ 30 mil. Porém, há muitos componentes que são exclusivos do novo modelo.
O formato quadrado segue as linhas do irmão mais velho, no entanto, as dimensões são mais modestas: o entre-eixos será próximo a 2,35 metros e o porta-malas, a 260 litros. A altura mais elevada do teto compensará o aperto interno, bem como o encosto traseiro mais verticalizado, que liberará mais espaço para as pernas dos passageiros – receita usada também pelo Renault Oroch.
A versão flagrada é a Way, que exibe apliques de plástico na carroceria, rack de teto e faróis de neblina. Um dos destaques é tampa traseira feita de vidro, solução que seria utilizada pela Volkswagen no up! nacional, porém acabou abandonada devido ao custo mais elevado. Um adesivo colado na base da tampa do porta-malas identifica a versão.
O Mobi chegará para ocupar a linha de entrada da Fiat, que hoje é formada pelo Uno Vivace (versão sem reestilização) e Palio Fire. Ao menos o segundo deverá permanecer em produção até que as vendas do novo hatch justifiquem a aposentadoria do veterano modelo.
O Mobi estará disponível nas versões Easy, Like, Drive e Way – a de entrada terá preço na casa dos R$ 29 mil e deverá abrir mão de itens como ar-condicionado e vidros elétricos. Já a versão aventureira flagrada alcançará os R$ 40 mil e deverá oferecer tecnologia e conectividade para conquistar um público mais jovem.
No próximo ano, ele estreará o novo motor 1.0 tricilíndrico, de 80 cv, desenvolvido pela marca italiana, que até o fim de 2016 equipará o Uno. Seus principais concorrentes serão o VW up!, atualmente partindo de R$ 32.590 (2,42 m de entre-eixos e 285 litros de porta-malas) e o Renault Kwid, que será mostrado no Salão do Automóvel, em novembro.