Novo sistema de ABS para motocicletas da Bosch foi premiado pela Adac – Allgemeiner Deutscher Automobil-Club -, a principal associação automobilística alemã.

continua após a publicidade

A entidade justificou a homenagem destacando o baixo peso e o design modular da nona geração do dispositivo antitravamento de freios do fabricante germânico.

O ABS9 da Bosch pesa 700 gramas, metade do peso e do tamanho da oitava geração do equipamento. Com isso, segundo o fabricante, o novo ABS permite uma aplicação maior em motos de diferentes segmentos.

Evolução

continua após a publicidade

Muita coisa evoluiu no mundo das motos desde o filme “Sem Destino” (Easy Rider), lançado no ano 1969. Estrelado por Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper, o filme narra uma aventura de dois motociclistas pelas rodovias norte-americanas.

Hoje, a película é considerada um ícone de rebeldia e liberdade, tendo como trilha-sonora a inspirada música “Born to be wild”, do grupo Steppenwolf. Os 33 anos que separam o filme da atualidade nos mostram que o “sonho pode ter acabado”, mas as motos evoluíram muito em mecânica, acessórios e tecnologia.

continua após a publicidade

O motor, coração de toda motocicleta, recebeu nos últimos anos acessórios tecnológicos, como a injeção eletrônica de combustível e outros. O dispositivo, presente por enquanto em apenas modelos importados, possibilitou uma melhoria no funcionamento da motocicleta.

Como resultado, o moto passou a desenvolver maior potência, com uma quantidade menor de combustível. Outra característica positiva da injeção é o controle dos gases poluentes emitidos pelo motor.

Paralelo às melhorias no desempenho de motores, a indústria de motos evolui também na área de segurança. Hoje, motos importadas como a alemã BMW, por exemplo, possuem sistema de freios ABS. A tecnologia impede que as rodas travem em caso de uso emergencial dos freios, diminuindo ainda o espaço de frenagem.

Outra inovação das grandes motos importadas é o sistema de “freio linkado”, um sistema auxiliar de frenagem que aciona em conjunto os dois freios da moto (dianteiro e traseiro), mesmo quando o condutor tenha acionado apenas um deles. Assim como no mundo automotivo as motocicletas evoluíram e são hoje mais potentes e seguras.