O sistema de freios antibloqueio, mais conhecido como ABS, está completando trinta anos de aplicação nos automóveis. Um dos dispositivos de segurança ativos de maior eficiência inventados, o ABS começou a ser introduzido em carros de série em 1978 pela Bosch.
Criado inicialmente para evitar o bloqueio das rodas dos aviões após a aterragem, o ABS foi aplicado em aviões desde antes de 1930. As primeiras versões eram totalmente mecânicas e muito volumosas. A Chrysler chegou a introduzir uma versão automobilística chamada ?Sure Brake? em seu modelo de luxo Imperial, em 1971 e a Ford apresentou sistema semelhante, nos anos seguintes, batizado de ?Sure Trak?, no Lincoln Continental e na versão station wagon do Ford LTD.
A difusão do sistema e sua popularização, porém, se devem à Mercedes e à Bosch, que o tornaram mais leve e prático. Os primeiros sistemas com comando eletrônico e quatro canais começaram a ser usados em caminhões e nos Mercedes Classe S em 1978.
Derivados
O ABS evita que as rodas sejam bloqueadas durante frenagens fortes controlando a força com que cada o freio é aplicado em cada uma das quatro rodas do veículo. Assim o risco de perda de controle em situações de risco, com piso escorregadio, é minimizado, além do motorista manter o controle da direção durante as frenagens, podendo efetuar desvios.
Para funcionar, o ABS monitora a rotação de cada uma das rodas através de um computador. Essa ?infra-estrutura? permitiu o desenvolvimento de outros sistemas de segurança, como o controle eletrônico de estabilidade, que ajuda a manter o carro na trajetória nas curvas feitas em alta velocidade e nos sistemas de controle de tração, que evitam que as rodas patinem nas arrancadas.
Nas motocicletas o ABS foi introduzido também pela alemã BMW, há mais de uma década. Na área das duas rodas, porém, ainda não é um item comum e só agora começa a ser oferecido por outras marcas, inicialmente em modelos de grande cilindrada.
Obrigatório nos carros vendidos na Comunidade Européia, no Brasil o ABS continua sendo tratado pela maioria das fábricas de carros como item supérfluo e de luxo. O custo de sua aplicação, cerca de R$ 2.000,00 por veículo, é apontado como razão para não oferecê-lo de série ou para que o item de segurança seja incluído em pacotes com acessórios de luxo, como bancos de couro, equipamentos de som e ar-condicionado. Há vários carros, principalmente modelos populares, que simplesmente não oferecem o ABS nem como opcional, mesmo que o consumidor se disponha a pagar por esse importante item de segurança.
