A5 Sportback alia beleza e velocidade

Belas linhas e bom desempenho. Qualidades fazem do A5 Sportback um sucesso no mercado brasileiro de carros de luxo.

Seguindo a linha dos cupês de quatro portas, tem uma característica particular: é um hatch com um porta-malas de grandes dimensões.

E beleza é o que não falta ao Audi A5. A dianteira segue as linhas tradicionais da marca, mas suas linhas laterais e a traseira, alongada e elegante, fogem à monotonia existente nos automóveis de hoje. O perfil é baixo e as janelas têm dimensões reduzidas em relação ao restante da carroceria, aumentando a sensação de esportividade.

Ao mesmo tempo, a grande distância entre eixos, de 2,81 m, as rodas de 18 polegadas e a bitola larga contribuem para transmitir forte impressão de presença. Sentimos durante nossa avaliação, que o carro não passa despercebido pelas ruas e estradas onde trafega.

Sua dianteira traz a indefectível grande-boca da Audi e fileiras de LEDs contornando os faróis.

Na traseira, as lanternas e o “brake-light” integrados, todos com LEDs, são uma atração extra.

Em seu painel, sofisticados instrumentos fornecem informações ao motorista. O porta-malas chega a surpreender pela disponibilidade de espaço para um carro do tipo. A tampa traseira abre completamente, inclusive o vidro, e tem cobertura para ocultar o conteúdo do compartimento de bagagens.

São 480 litros, que podem aumentar para quase mil se os assentos traseiros forem rebatidos. Ganchos porta-sacolas, bastante úteis, são equipamento de série.

Apesar do tamanho reduzido do motor e de não ser um esportivo, o A5 Sportback tem desempenho nada modesto.

Ele acelera até 100 km/h em 7,4 segundos e chega à velocidade máxima de 235 km/h.

O câmbio manual automatizado garante condução sem solavancos e o motor TFSI (um dos mais premiados do mundo) disponibiliza torque suficiente para, a 200 km/h, ainda reagir prontamente se o acelerador for mais solicitado.

Durante nossa avaliação pela BR-277 rumo ao litoral, o A5 mostrou excelente estabilidade e dirigibilidade.

Em alta velocidade o carro parece colado à estrada e a direção fica mais firme, atendendo com presteza milimétrica às solicitações de quem dirige.

O difícil é se manter dentro dos limites da lei, pois é fácil se distrair e passar da velocidade máxima permitida.

O A5 Sportback roda a velocidades próximas de 160 km/h como se estivesse a 90 km/h. Uma ressalva que precisa ser feita: devido ao enorme entre-eixos, a tendência do A5 Sportback é raspar o assoalho em lombadas e às vezes tocar a parte inferior do pára-choque em desníveis no piso.

E, bonito como ele é não merece ser arranhado. O A5 Sportback é uma excelente opção para quem pode pagar R$ 190 mil por um carro.

Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, turbocompressor e intercooler, gasolina, 1.984 cm³ de cilindrada
Potência: 211 cv a 6.000 rpm
Torque: 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.200 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual automatizado, com duas embreagens e oito velocidades
Suspensão: dianteira independente, com braços sobrepostos, subchassi e barra estabilizadora; traseira multibraço, com barra estabilizadora.
Freios: a disco nas quatro rodas, com antitravamento (ABS)
Dimensões: 4,71 m de comprimento; 1,85 m de largura;
1,39 m de altura; 2,81 m de entreeixos
Peso: 1.530 kg
Tanque: 64 litros
Porta-malas: 480 litros
Preço sugerido: R$ 190 mil

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo