Importada da Alemanha, a família A4 ganhou mais uma opção de motorização: 2.0 TFSI de 200cv, onde o sistema "turbocharger" trabalha em sintonia com a injeção direta de combustível FSI. Com essa tecnologia, desenvolvida nas pistas de corrida, o Novo A4 – sedã e Avant – chega com uma dirigibilidade ainda melhor, com nível de ruído mais baixo, mais confortável e com bom preço: Audi A4 1.8 Turbo (R$ 159.500,00), Audi A4 2.0 TFSI (R$ 188.900,00) e Audi A4 FSI 3.2 (R$ 246.000,00).
Durante o teste drive realizado entre Curitiba e a cidade de Morretes, com retorno pela BR-277, pudemos avaliar bem o novo Audi. Com o novo motor 2.0 Turbo FSI, que gera 200cv de potência máxima e 28,54mkgf de torque máximo, a dirigibilidade melhorou ainda mais. Nas retas, o novo A4 respondeu de imediato ao toque no acelerador, mesmo nas marchas mais leves. Esse novo motor tem um ponto forte: a tecnologia de injeção direta de combustível que combina perfeitamente com o sistema "turbocharger". Sem sombra de dúvida, o que era bom ficou ainda melhor.
De acordo com a Audi, o desempenho deve agradar bastante o motorista. A versão sedã do A4 2.0 T FSI acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade final de 235km/h. A versão Avant acelera de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e atinge a máxima de 230km/h.
Segundo a engenharia da Audi, "é o primeiro câmbio automático do mundo a oferecer acelerações mais rápidas do que as obtidas com câmbio manual". E isso graças às trocas das marchas. Somente se ficar prestando atenção nas trocas, facilmente percebido durante o teste drive. O motorista quase não percebe que podem ser feitas, inclusive, no volante, como na Fórmula 1. Há um detalhe: se o condutor passar dO giro, o sistema interfere e troca a marcha sozinho. E com tudo isso, o nível de ruído diminuiu e consequentemente significa mais conforto para os ocupantes.
Tivemos que tomar cuidado na subida da Serra, rumo a Curitiba, para não ultrapassarmos a velocidade permitida por lei. O Audi A4 com motor FSI 2.0 turbo é muito potente, e responde de imediato a qualquer pressão que se faça no pedal do acelerador. É muita máquina para pouca estrada e permissão para superar os 110km/h estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A Audi acertou em trazer da Alemanha para o mercado brasileiro o A4 com mais essa opção de motor, ampliando a gama que tem o 1.8 Turbo de 163 cavalos e o potente 3.2 V6 aspirado que gera 255cv. (BN)
Ficha técnica
Motor:
Dianteiro, 2.0 litros T FSI, turbocharger, gasolina
Cilindrada: 1.984 cm3
Número de cilindros: 4
Taxa de compressão: 10.5:1
Potência máxima: 200 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 28,54 mkgf entre 1.800 e 5.000 rpm
Transmissão: Multitronic com sistema de variação contínua, e cinco velocidade no módulo manual.
Suspensão:
Dianteira: independente, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras, tipo four-link .
Traseira: independente, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras,trapezoidal-link.
Freios: a disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, sistema antibloqueio ABS, controle eletrônico de pressão (EBV) e sistema de estabilidade (ESP).
Direção: hidráulica
Rodas: de alumínio R17" com 5 raios
Pneus: 235/45 R17
Desempenho:
Velocidade máxima Sedã: 235 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h sedã: 7,3 segundos
