A3 Sport é versátil, confortável e luxuoso

Se você é solteiro e ganha bem? Procura um carro que exalte seu “status”, mas que ao mesmo tempo também consiga ser discreto? Acreditamos que o Audi A3 Sport possa ser o modelo que sua garagem merece.

O sobrenome Sport é dado a esse A3 por conta da presença de apenas 2 portas de acesso à cabine (a versão com 4 portas é chamada Sportback). Essa configuração dá ao veículo um visual mais esportivo e chama a atenção somente daqueles que realmente entendem de carro.

Para o motorista e o passageiro, o A3 Sport é tão confortável quanto o luxuoso sedã A6.

Os bancos com formato semiconcha e revestidos de couro são confortáveis o suficiente para encarar tranquilamente uma viagem longa sem pausas.

E os assentos traseiros, apesar de ter até encostos de braço no centro, são razoáveis para ocupantes mais altos.

Mas não tem problema. Quem tem um carro desses raramente levará alguém ali. A posição de dirigir é digna de um verdadeiro esportivo.

O volante tem ótima pegada. As respostas são diretas e instigam golpes mais violentos em curvas.

Outro item provocante são as borboletas para trocas de marcha atrás da direção, que tornam o desempenho do carro ainda mais empolgante no modo totalmente manual.

Se preferir, o câmbio também pode ser manuseado na alavanca, o que também é bem interessante.   

O entretenimento a bordo do A3 Sport fica por conta do sistema de som Audi Concert com alto-falantes de alta definição.

Para quem gosta de ouvir música com o volume alto, o equipamento é ideal. Para melhorar o ambiente, o carro possui ar-condicionado digital automático.

Se preferir despentear sua companheira, abra o teto solar elétrico. Sob o capô a máquina alemã traz o motor 2.0 TFSI de 200 cv, acoplado a  um câmbio S-Tronic de 6 marchas e dupla embreagem.

Mas atenção. Qualquer descuido e a máquina passa dos 100 km/h (quando não mais!) com uma tranqüilidade impressionante.

O acelerador deve ser tratado com delicadeza em lugares comportados, afinal, este é um carro que atinge 238 km/h de velocidade máxima. Na prática, isso significa que o A3 acelera muito e ao mesmo tempo não é um carro tão beberrão quanto sua esportividade sugere. Em nossa avaliação, o modelo obteve média de 7,3 km/l em regime urbano e 11,6 km/l na estrada.

Da mesma forma que o A3 Sport acelera de maneira vertiginosa, ele freia vigorosamente. Por trás das rodas de alumínio grafitado aro 17″ ( belas, por sinal), discos de freio com ABS se encarregam de parar o carro com maestria.

Resumindo: de manhã você brinca de piloto, trocando as marchas pelas borboletas atrás do volante; e à noite leva seus pais para jantar confortavelmente. No Brasil, o “hatch” alemão custa “meros” R$ 110.000. É caro? Depende do quanto você gosta de acelerar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo