Maior fabricante mundial de motocicletas, com cerca de 17 milhões de unidades anuais, a China tem uma infinidade de marcas e modelos, que além de abastecer o imenso mercado interno também são exportadas para todo o mundo, inclusive o Brasil. Instalada na cidade de Chongqing, desde 1997, a Shineray produz cerca de 100 modelos, entre motos e quadriciclos, com motores que vão de 50cm³ a 300cm³. Entre eles, a motocicleta “custom” XY 250, equipada com motor de dois cilindros em linha.
No Brasil, a Shineray optou por iniciar suas operações no Nordeste, montando seu centro de distribuição em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O modelo XY 250 é o topo de linha e segue o padrão “custom”. Grande porte, muitos cromados, pintura em duas cores, pára-lamas envolventes, banco em dois níveis, guidão largo e plataforma para os pés. Seu motor refrigerado a ar de 4 tempos tem dois cilindros paralelos e é capaz de entregar 19,7 CV de potência máxima a 8.500 rpm e torque máximo de 15,0 Nm a 7.500 rpm, o que permite um rodar tranqüilo, para quem não tem pressa e deseja uma moto para passear por um preço mais acessível e que venha equipada com vários acessórios de fábrica.
Bem leve, com apenas 138 quilos de peso (seco), oferece respostas compatíveis com seu porte e estilo e facilmente ser manobrada quando em estacionamento. A moto vem com amplo pára-brisa, conjunto de alforjes laterais e bauleto rígidos, conjunto ótico frontal de 3 faróis, freio a disco na roda dianteira, rodas de liga leve, plataforma avançada para os pés, protetor de pernas cromado, escapamento cromado de dupla ponteira, partida elétrica e painel de instrumentos muito completo, o que é incomum para motos deste estilo, normalmente com quase nenhuma função para apresentar além do velocímetro.
A XY 250-4 da Shineray está disponível para comercialização nas cores verde, preto e prata. A compra de uma XY 250-4 pode ser feita em qualquer um dos revendedores da marca nos estados do PR, RS, e SC, ao preço de R$ 12.499,00 à vista, podendo ainda ser adquirida por consórcio, cartão de crédito, e financiamento. Por este preço e pelos equipamentos com os quais vem de fábrica, a XY 250-4 é uma boa opção de compra para quem quer uma moto de preço acessível, mas completa para passear.