A Opel, braço europeu da GM, lançará no Salão de Paris (França), o Astra GTC (Compacto de Gran Turismo). Repleto de artifícios eletrônicos, presentes em larga escala, o “hatch” da marca alemã pretende fazer frente ao Ford Focus, Renault Mégane, Peugeot 307 e Citroën C4 entre outros do segmento médio. O carro vem com traseira compacta, pára-brisa panorâmico (cujo vidro se estende até a coluna central) e na configuração três portas.

Entre os motores, as melhores opções de motorização são a diesel originais da Fiat. Juntamente com o projeto diesel da dupla Peugeot-Ford, eles são o que há de melhor e mais “hi-tech” sob os capôs de carros médios no velho continente. Ao todo são cinco opções de motor a gasolina e três diesel, sendo o 2.0 litros DOHC Turbo (gasolina) o mais potente com 200 cavalos. Entre as opções diesel, o 1.9 litros DOHC CDTI é a vedete, com 150 cavalos e uma curva de torque privilegiada.

A lista de equipamentos de alta tecnologia conta com: DPF (filtro de particulados diesel), IDSPlus (sistema de direção interativo plus), CDC (controle eletrônico e contínuo da suspensão); AFL (faróis direcionais); ESPPLus (programa de estabilidade eletrônica plus) e ainda há uma pré-seleção esportiva (SportSwitch) para a calibragem de suspensão comandada a partir de um único botão.

Todos os sistemas trabalham em rede e interagem de forma a tornar o carro mais seguro. A linha de produção do Astra GTC está instalada na planta da Opel na Bélgica, junto com os outros dois modelos da linha. A montadora espera produzir no ano que vem 70 mil unidades. As vendas no mercado europeu começarão em meados de 2005.

continua após a publicidade

continua após a publicidade