Uma frota de 37 caminhões da marca International, modelo médio 4700 fabricado em Caxias do Sul/RS, foi embarcada para o Equador durante o mês de setembro passado, em lotes semanais, utilizando um avião Jumbo 747 Cargo.

Conforme os técnicos da Cargolux, empresa responsável pela operação logística, esta é, possivelmente, a primeira vez que se utiliza comercialmente esse tipo de transporte para remessa de caminhões. Os veículos, se transportados por via marítima, levariam além de 45 dias até seu destino, enquanto que, por via aérea, são transportados em menos de quatro horas, do aeroporto de Curitiba/PR até o aeroporto equatoriano de Latacunga, local do desembarque.

A International explica que o custo do frete aéreo é pouco superior ao do frete marítimo. Mas, o notável ganho de tempo de entrega do produto viabiliza a participação da International em concorrências públicas em outros países. O sucesso dessa operação poderá levar a montadora gaúcha a adotar definitivamente esse tipo de transporte para agilizar suas exportações para outros países da América Latina e África do Sul.

continua após a publicidade

continua após a publicidade