A história do Ford Wood Tração 4×4

Já nos idos de 1946, Henry Ford fazia passeios pelos campos ao redor da sua fábrica de automóveis, nos Estados Unidos, a bordo de um automóvel Ford motor V8 dotado de tração nas quatro rodas.

“Como é mesmo?” – poderiam perguntar alguns fordistas inveterados, por nunca terem visto algo do gênero. Pois é, vamos à história…

Tudo começa com a fábrica de automóveis norte-americana da marca Marmom, que funcionou de 1902 a 1933. Em 1902, H. Marmon fabricou o seu primeiro automóvel com motor de 2 cilindros, já naquela época com sistema de refrigeração a ar (portanto, o Volkswagen não foi o primeiro carro a usar esse sistema não!).

Partindo daquele motor de 2 cilindros, em 1930 a Marmon fazia motores de 16 cilindros em V, utilizado também nos automóveis marca Cadillac. Mas, com a concordata batendo às portas da Marmon Company, Walter Marmon, irmão de H. Marmon, associou-se ao engenheiro militar Arthur W. Herrington, formando então a empresa Marmon-Herrington Company Inc., especializada em tração dianteira para automóveis e caminhões.

Foi aí então que a Ford Motor Company interessou-se pela questão de tal forma que, a partir de 1935 a Marmon-Herrington passou a colocar tração dianteira nos automóveis, camionetas e caminhões leves da marca Ford, para uso tanto civil quanto militar.

No ano de 1940, por exemplo, os automóveis da marca Mercury, modelo cupê, receberam tração dianteira. A utilização da tração nas quatro rodas nos automóveis da linha Ford foi encerrada em 1948.

Ilustramos a matéria com raro exemplar de uma Station Wagon Ford Super Luxe 1946, motor V8, do tipo Wood, ou seja, carroçaria parcialmente confeccionada em madeira.

Nesse veículo a alavanca do câmbio de 4 marchas para a frente e com nova relação reduzida de força era fixada no assoalho. O seu preço era de US$ 1.501,00, mais US$ 1.501,00 referente à adaptação da tração dianteira.

O que se sabe é que nos Estados Unidos ainda existem cerca de 10 exemplares dessa Station. Será que no Brasil existe algum? Com a palavra, os antigomobilistas fordistas…

A Carreteira de Fangio

Hoje em dia, as pessoas que pretendem seguir a carreira de piloto de automóveis de competição começam dirigindo kart.

Antigamente, em nosso continente, os interessados passavam direto das motocicletas aos automóveis, estes configurados nas famosas carreteiras.

E na Argentina, terra de pilotos de ponta, a coisa não era diferente. Juan Manuel Fangio, um dos mais famosos pilotos de carros de competição do mundo, penta campeão do campeonato mundial de automobilismo, por exemplo, correu muito de carreteira. Mostramos aqui como era a sua famosa carreteira Chevrolet, com a qual venceu a prova Buenos Aires-Caracas (Venezuela), em 1941.

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