Motor V8 de 161 cv equipava
o primeiro Ford F-600.

A Ford comemorou, em agosto último, os 45 anos de produção do seu primeiro veículo brasileiro: um caminhão Ford F-600, com motor V8 de 4.5 litros a gasolina, 161 cv de potência e capacidade para 6,5 toneladas de carga.

Produzido na antiga fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o pioneiro saiu da linha de montagem e realizou uma viagem histórica, até Caruaru, em Pernambuco, rodando mais de 1.500 km de estradas, dos quais apenas 400 km eram asfaltados, e ajudando a firmar a tradição de resistência, confiança e economia que acompanha a história dos caminhões Ford.

Hoje, a linha de caminhões Ford é produzida na nova fábrica em São Bernardo do Campo, uma das mais modernas do mundo, oferecendo uma gama completa de modelos. São duas famílias de produtos, a Série F, com cabine convencional, e a linha Cargo, com cabine avançada, somando 21 modelos e mais de 350 configurações normais de produção de veículos comerciais, além de modelos especiais, equipados com motor Cummins de quatro ou seis cilindros e capacidade desde 3,5 até 40 toneladas, para os mais diversos tipos de aplicação.

Pionerismo

A Ford foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919, e ocupou inicialmente um prédio na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, que logo se tornou pequeno. Após uma mudança para a Praça da República, em 1920, construiu um prédio próprio para a montagem dos automóveis na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, inaugurado no ano seguinte.

O Conjunto Industrial do Ipiranga foi inaugurado em 1953 e iniciou suas operações com a montagem de carros e caminhões ainda importados dos Estados Unidos. Em 1955, foram dados os primeiros passos para a produção local, com a estampagem dos caminhões da Série F, com chapas de aço de Volta Redonda. O caminhão F-600 inaugural saiu da linha de montagem dois anos depois, com um índice de nacionalização de 40% em peso. Nesses 45 anos, a Ford continuou a investir no País e foi responsável por inúmeros avanços tecnológicos que tornaram os veículos mais seguros, confortáveis, potentes e econômicos, transportando o progresso a todas as regiões.

continua após a publicidade

continua após a publicidade