A prova é dividida em quatro categorias: Força Livre, Força Livre Turismo 2000, Marcas 1.6 e Speed. A premiação será feita com troféus, do primeiro ao terceiro na geral, e do primeiro ao quinto colocado por categoria. Podem participar no mínimo dois e no máximo três pilotos por carro, cujo "grid" está estimado em 40 participantes. Pilotos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul buscam a última vitória na temporada 2004, com os carros mais rápidos do País.
Entre os participantes com chances de vitória está a dupla paranaense Celso Zocolotte/Marcelo Sarot (Nards Light Express/Valimex Cargo), que tem treinado muito, visando as "500 Milhas de Londrina". Celso e Marcelo vão correr com um Aldee Spyder 2.0, preparado pela Cazuni Racing. "Depois do último teste realizado em Londrina, o carro recebeu nova injeção eletrônica, que certamente melhorará ainda mais seu desempenho, além de amortecedores e molas importadas", disse Celso Zocolotte.
Em 2003, Celso Zocolote (Nards Light Express/Valimex Cargo), teve problemas mecânicos com o carro na metade da prova, quando ocupava a terceira colocação na geral e liderava a categoria Força Livre Turismo 2000. "São 800 quilômetros rodando em alta velocidade durante as sete horas de prova. É preciso manter a regularidade, sem forçar motor, câmbio, freios e suspensão", declarou Marcelo Sarot (Sacolão Central).
O regulamento das "500 Milhas de Londrina" exige no mínimo uma troca de pilotos, mas tem equipes que trocarão a cada uma hora e meia, aproveitando para fazer o reabastecimento. "Em nossa estratégia de corrida estão previstas duas trocas de pneus e quatro de pilotos. Não andaremos no limite do carro e manteremos a regularidade. Assim, teremos condições de chegar ao fim da prova e com chances de vitória", concluiu Celso Zocolotte (Nards Light Express/Valimex Cargo).