Foi no dia 2 de junho de 1977 que a empresa gaúcha Aldo Auto Capas, dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi, vendeu a primeira unidade do automóvel que fabricava, ao qual deu o nome de Miura (bravo animal utilizado em touradas na Espanha).

continua após a publicidade

Assim sendo, proprietários de automóveis da marca (foram fabricados 11 modelos diferentes) agrupados no Clube do Miura Paraná, que tem como presidente o antigomobilista Vandir Ribeiro de Souza, acabam de comemorar a data como Dia do Miura.

O projeto do primeiro modelo, em 1975, apresentado no Salão do Automóvel de 1976, em São Paulo /SP, baseou-se em desenho do estudante de arquitetura Nilo Laschuk.

Foram fabricados cerca de 10.600 carros dos modelos Sport, Sport II, Targa, Spider, Cabrio, Saga, 787, X8, Saga II, Top Sport e X11. Produto considerado refinado, o preço médio girava em torno de US$ 40.000,00 em 1989.

continua após a publicidade

Entre outros quesitos, o Miura trazia faróis escamoteáveis e controlados eletropneumáticamente, bancos em couro, volante de direção com regulagem elétrica.

Assim como outras pequenas fábricas de automóveis brasileiras, a Besson, Gobbi S/A não aguentou a concorrência multinacional e encerrou a produção do Miura em 1992.

continua após a publicidade

O modelo mais comercializado foi o Targa, cerca de 35% do total. De qualquer forma, essa tentativa (mais uma) de empresários brasileiros quebrarem o cerco imposto pelos grandes fabricantes internacionais de veículos, criou no país uma legião de entusiastas pelo produto do seu trabalho – o automóvel Miura, o qual é admirado, cultivado, preservado em sua história, objeto de coleção e de prazer, além de meio de se ampliar amizades.

Tanto é assim que já somam mais de duas dezenas os miueiros cadastrados pelo clube paranaense. Nas fotos os Miuras Spor 1978 – 1.6 (Liosmar), Spider 1986 – 1.8 (Antonio Sotto Maior), Targa 1986 – 1.8 (Henrique Hackenberg), X8 – 2.0 (Hélio Sakuragui) e X8 – 2.0 (Vandir R. de Souza), veículos que participarão do X Encontro de Carros Antigos de Antonina/PR – 29 a 31 de julho – e do V Encontro Nacional de Miuras em Imbituba/SC – 25 a 27 de novembro – próximos.

As cinco raridades do Clube do Miura do Paraná.