Para o mundo automotivo brasileiro, o ano que passou foi muito especial. Um ano muito interessante em matéria de lançamentos. Muitas novidades, dólar em baixa e vendas em alta, fizeram um panorama nunca visto antes, principalmente por aqui.
Além das costumeiras atualizações de estilo e mudanças mecânicas de modelos existentes, houve lançamentos de modelos realmente novos que movimentaram o mercado automotivo.
Ford Fusion |
O ano de 2007 foi o melhor de todos os tempos. Todos os segmentos do setor de distribuição automotiva somados apresentaram crescimento de 29,57%, totalizando 4.248.275 unidades vendidas. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves aumentaram 27,80%. Antes de 2007, o melhor ano de todos os tempos tinha sido 1997, quando foram comercializados no mercado interno 2.332.165 veículos, sendo 1.873.665 automóveis e comerciais leves. A maior expansão vem ocorrendo no setor de motocicletas, que vem crescendo mais de 20% a/a, chegando a 32,6% em 2007.
Renault Logan |
Assim, tivemos oportunidade de participar dos lançamentos durante o ano que passou e avaliar (testar) os novos modelos chegados às concessionárias e posteriormente ao mercado.
Exemplos: o Logan, o Sandero e a perua Mégane Grand Tour produzidos pela francesa Renault em São José dos Pinhais, Região Metropolitana da Grande Curitiba, destinados a nichos específicos de mercado, a preços competitivos. O ?hatch? Tiida e o sedã Sentra trazidos do México pela Nissan também movimentaram os segmentos com a concorrência. O EcoSport mudou para melhor.
Mégane Gran Tour |
O Civic Si foi um dos lançamentos mais aguardados da Honda e até pouco tempo tinha fila de espera nas revendas da marca japonesa. A Audi trouxe o novo A3.
A Citroën surpreendeu com o C4 Pallas produzido na Argentina. Para o público sofisticado a Mercedes-Benz trouxe a nova Classe C. Na área dos esportivos o Audi TT foi um sucesso. Outro sucesso foi o Punto. O carro da Fiat acabou ganhando os três principais prêmios da imprensa automotiva brasileira: Abiauto, Top Car TV e Autoesporte.
Fiat Siena |
A GM do Brasil lançou o Vectra GT. E a Ford, quase as vésperas do Natal lançou o novo Ka, totalmente redesenhado e com preço competitivo, encerrando um ano de muito sucesso e vendas.
?A estabilidade econômica, a redução dos juros, a ampliação dos prazos de financiamento e a crescente confiança do consumidor na manutenção de sua renda fizeram crescer o consumo de veículos no País em 2007. Ampliamos a base da pirâmide de consumo, principalmente em motos, e em produtos com maior valor agregado.? Esta foi a justificativa do presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, para o aumento de 29,57% das vendas ao mercado interno no ano passado. Vamos ver como 2008 se comporta. (BN)
Chevrolet Vectra
Chevrolet Vectra GT
Renault Sandero
Ford Ka
Citroën C4 Pallas
Fiat Punto