Os carros mais rápidos do automobilismo nacional darão início a temporada do Campeonato Brasileiro de Endurance 2005, no próximo dia 23 de abril, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). São esperados mais de 40 carros, divididos em quatro categorias, da Turismo Força Livre 2.000 cc até os Sport Protótipo FIA. Serão sete horas de prova, na pista de 5.475 metros, o que dará um total aproximado de 184 voltas. A dupla paranaense Celso Zocolotte/Beto Cazuni (Vallimex), é um dos destaques da Categoria III (Sport Protótipo Nacional até 2.000 cc), pilotando um Aldee Spyder, com motor AP 2.000 VW, que utiliza combustível de aviação com 100% de octanagem. Para segurar essa máquina, que chega a 235 km/h no fim da reta, a equipe usa freios Willwood, similar aos da Fórmula 1. A estratégia de corrida dos pilotos Celso Zocolotte e Beto Cazuni é de fazer três revezamentos, com quatro reabastecimentos e duas trocas de pneus. ?Será uma prova de longa duração em que o mais importante é a durabilidade do carro aliada à regularidade do piloto?, afirma Zocolotte. Cazuni acredita que: ?Se quisermos completar a prova e subir ao pódio, não poderemos andar o tempo todo no limite do carro, pois o conjunto motor, caixa e suspensão não suportaria as sete horas de corrida?.
continua após a publicidade
O Campeonato Brasileiro de Endurance 2005 será disputado em cinco etapas, nas seguintes cidades: 1.ª etapa – 24 de abril – Brasília (DF); 2.ª etapa – 6 de junho – Rio de Janeiro (RJ); 3.ª etapa – 7 de agosto – Santa Cruz (RS); 4.ª etapa – 9 de outubro – São Paulo (SP); e 5.ª etapa – 20 de novembro -Curitiba (PR). (BN)
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.