Depois de 31 anos, a Austrália está de volta a uma Copa do Mundo. Com uma vitória sofrida, nos pênaltis a seleção australiana derrotou o Uruguai por 1 a 0 no tempo regulamentar (com 0 a 0 na prorrogação) e voltou a vencer nos pênaltis por 4 a 2 para assim, garantir a sua vaga na repescagem. Curiosamente, o último Mundial que o time australiano disputou foi justamente o da Alemanha, em 1974. O herói da vitória foi o goleiro australiano Schawarzer, que defendeu duas cobranças – feitas por Dario Rodrigues e Zalayeta. John Aloisi fez o gol que deu a vitória para os australianos.
O Uruguai – que venceu o primeiro confronto, em Montevidéu, por 1 a 0 – precisava de um empate. Só que jogando no Estádio Olímpico de Sydney lotado por 82 mil torcedores, a equipe sul-americana não suportou a pressão. Perdeu por 1 a 0 no tempo regulamentar, gol marcado por Marco Bresciano, aos 34 minutos do primeiro tempo. Chegou a agüentar um 0 a 0 na prorrogação, mas foi mal nos pênaltis. Os uruguaios até chegaram a sonhar durante as cobranças de pênaltis. Depois que Dario Rodriguez errou, a Austrália teve excelente oportunidade para fechar o jogo, mas o astro do time, o atacante Viduka chutou seu pênalti para fora. Mas as esperanças morreram logo em seguida, quando Zalayeta também errou a sua cobrança.
Com a vitória desta quarta-feira, a Austrália quebrou um tabu. O time havia perdido as quatro últimas partidas de repescagem. O time havia sido eliminado pela Escócia (1986), Argentina (1994), Irã (1998) e o mesmo Uruguai (2002). Justamente por causa desse retrospecto, a Federação australiana pediu para disputar as eliminatórias asiáticas a partir do próximo mundial. A Fifa autorizou.