Moradores e comerciantes dos municípios do litoral do Paraná estão satisfeitos com as medidas adotadas pelo Governo do Estado para garantia da ordem e tranqüilidade durante a Operação Verão 2004/2005. A prova disso está em faixas e outdoors colocados em diversos pontos da cidade, onde agradecem pelos serviços prestados. Os outdoors foram colocados pelo Sindilitoral – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense. Entre as faixas, uma que chama a atenção está disposta no sétimo andar de um dos maiores edifícios da orla, em Caiobá, Matinhos.
O empresário Selmo Westphal disse que já tinha desistido de passar a temporada de verão no apartamento de frente para o mar que possui há 18 anos. "Em outubro cheguei a ir até Santa Catarina para olhar outros imóveis, mas adiei a compra na expectativa que as coisas pudessem melhorar. E deu certo. Esta temporada está sendo a melhor dos últimos 10 anos em termos de sossego", contou ele. "Depois do que vi este ano em termos de policiamento e medidas para dar mais tranqüilidade decidi manter o imóvel".
Westphal disse que, somente no mesmo prédio onde tem apartamento, outros seis proprietários já pensaram em vender os imóveis por estarem cansados de promessas. "Não estávamos nem podendo usufruir do que é nosso. O que as autoridades fizeram este ano foi o mais acertado. Esta tolerância zero quanto ao problema do som alto foi o que mais agradou", disse. "Antes parecia que eles ligavam o som dentro da minha sala".
Policiamento
Na faixa que colocou em toda a extensão da sacada, na qual está escrito: "Agradecemos as autoridades pelo silêncio na praia", o empresário diz que procurou retratar o pensamento da maioria das pessoas com quem conversa em Caiobá. "Meu vizinho não estava nem vindo mais por conta do barulho. Nós pagamos impostos e não temos que concordar com baderna na frente da nossa casa", disse. "O barulho ia até altas horas da madrugada. Isso acabou".
Outro elogio feito pelo empresário diz respeito ao aumento no número de policiais militares atuando na orla e também em, todos os municípios onde se desenvolve a Operação Verão, seja no patrulhamento em viaturas, de bicicleta, em motos ou a pé. "Olhando de cima dá para perceber a presença da Polícia Militar dia e noite. Isso é muito bom. Deu vontade de freqüentar a praia de novo. Quero continuar aqui", declarou.
Carnaval
O Sindilitoral e a Acima – Associação Comercial de Matinhos prevêem que cerca de 1,2 milhão de turistas devam ir ao litoral paranaense neste carnaval, ou 30% a mais em relação ao feriado do ano passado. "A atuação da Secretaria de Segurança Pública foi consagrada nesta temporada pela sua eficácia e a integração com a comunidade e, com certeza, colaborou decisivamente para esse otimismo e para as ótimas perspectivas que temos para o ano todo no litoral", comentou José Carlos Chicarelli, presidente do Sindilitoral.