O resultado do último boletim de balneabilidade, divulgado nesta quarta-feira (07) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), aumentou de 14 para 20 o número de pontos próprios para banho no litoral paranaense, se comparados com a semana anterior.
No total são 52 locais monitorados, incluindo a análise de quatro rios. Há cinco semanas o IAP acrescentou 15 novos pontos para monitoramento, sendo quatro deles em Pontal do Paraná, um na Ilha do Mel, cinco em Matinhos e outros cinco pontos em Guaratuba. Entre os novos pontos nove apresentaram boas condições de balneabilidade e seis condições impróprias.?Quanto maior o número de pontos monitorados mais fiel será o resultado. Vamos continuar com a transparência e seriedade costumeira e ampliaremos os pontos visando a saúde e conforto dos banhistas?, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.
O foco de monitoramento do IAP são locais onde há risco de contaminação devido ao grande fluxo de pessoas e presença de rios e canais que desembocam no mar. Em pontos considerados impróprios deve-se considerar uma distância 100 metros à esquerda e 100 metros à direita das placas indicativas.
Melhora
Nesta análise – resultado da coleta de água do último domingo (05) – 13 pontos se mantiveram próprios para banho e outros cinco pontos passaram de impróprios para próprios. Estes pontos estão localizados no Balneário Shangri-lá, em frente à rua Robert Thomé, no Balenário Olho D´Água próximo à ponte da avenida principal, em Praia de Leste, 150 metros à esquerda da avenida Copacabana e outros dois pontos em Guaratuba, em frente à Colônia de Férias dos Magistrados e em frente à rua 29 de Abril.
De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues o número de pontos próprios aumentou devido à redução no fluxo de turistas no litoral. ?Estamos fiscalizando rigorosamente a emissão de esgotos em rios e canais que desembocam no mar e, aliado aos investimentos e trabalho de orientação que vem sendo feito pela Sanepar, pretendemos garantir a melhora da qualidade da água das nossas praias?, afirmou.
Barracas
O IAP interditou com cones os quatro rios impróprios para banho e está colocando diariamente barracas vermelhas para sinalizar locais impróprios e azuis em locais próprios para banho. Nos locais pode-se obter informações sobre a coleta e boletins com os pontos impróprios.