Aumenta probabilidade de convergência inflação/metas, segundo ata

Apesar de não estar concluído o processo de ajuste, os diretores do Banco Central afirmam na ata do Copom, divulgada hoje, que os dados divulgados desde janeiro indicam que foi interrompido o processo de aceleração da inflação observado no último trimestre de 2004. Na avaliação dos membros do Copom, com isso foi reduzida a probabilidade dos riscos para a inflação virem a "se materializar". Esses riscos foram mencionados na ata da reunião de janeiro.

Segundo a ata, divulgada hoje, desde o início do processo de ajuste da taxa de juros foi verificada uma melhora nas projeções e expectativas de inflação, embora a inflação corrente e seus núcleos permaneçam em níveis ainda "incompatíveis" com as metas de médio prazo. Para os membros do Copom, com a postura monetária mais restritiva adotada desde setembro do ano passado, aumentará a probabilidade de que a desaceleração observada recentemente nos preços no atacado seja repassada para o consumidor.

"Além disso, vislumbra-se a possibilidade de que a sazonalidade positiva dos alimentos esteja se antecipando em relação a anos anteriores", diz o documento, que ressalta ainda que esses fatores podem contribuir para um primeiro semestre com taxas de inflação que proporcionam maior confiança no processo de convergência para a trajetória de metas durante 2005. "Esse aumento na probabilidade de convergência da inflação para a trajetória de metas se dá de acordo com a resposta esperada da atividade e da inflação aos estímulos de política monetária produzidos desde o segundo semestre do ano passado", afirma a ata.

Os diretores lembram no documento divulgado hoje que o Copom mencionou na ata de janeiro fatores específicos, entre as incertezas que normalmente cercam exercícios de projeção macroeconômica, que poderiam vir a prejudicar o processo de convergência da inflação para a trajetória de metas. Eles explicam na ata divulgada hoje que esses fatores se referem à intensidade dos mecanismos de "autopropagação" do ciclo econômico, ligados primordialmente à dinâmica da renda e do emprego e de um possível recrudescimento da resistência da inflação em cair em função das condições da demanda agregada da economia. Na ata da reunião de janeiro, não havia essa explicação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo