A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou nesta sexta-feira o nono boletim de balneabilidade. Este é o penúltimo boletim de balneabilidade relativo à temporada 2004/2005 que será divulgado pela Secretaria.
Nesta avaliação, 20 dos 36 pontos monitorados pelo IAP foram considerados impróprios para banho. Na semana anterior 26 pontos haviam recebido esta classificação. Portanto, seis locais apresentaram melhora significativa da qualidade da água, tornando-se adequados para banho ? quatro deles classificados como excelentes.
De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, a melhora deve-se à pouca incidência de chuvas na região no período em que foi realizada a coleta. "As chuvas causam o transbordamento de fossas e esgotos, que interferem diretamente na qualidade da água", completou Rasca Rodrigues.
Na próxima semana, o IAP estará apresentando um balanço sobre a qualidade da água no litoral paranaense nestes últimos dois meses em que foram coletadas amostras para avaliar o grau de contaminação da água devido à emissão de esgoto doméstico.
O objetivo do IAP durante a execução deste trabalho é alertar a população e evitar riscos de infecções, principalmente no período de alta temporada, em que aumenta o número de pessoas utilizando a infra-estrutura das praias do Estado.
A avaliação é feita nos locais com maior risco de contaminação por esgotos domésticos. "Estas áreas podem conter agentes transmissores de doenças como gastroenterite, infecções e doenças de pele. Em águas muito contaminadas há o risco de se contrair hepatite A, cólera e febre tifóide", explicou o presidente do IAP.
A Secretaria do Meio Ambiente também disponibiliza os boletins em seu portal através do endereço www.pr.gov.br/meioambiente. As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800-6430304.