O interesse de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresce anualmente dentro das penitenciarias de todo o país. A prova disso é que este ano o Ministério da Educação (MEC) enviou mais de duas mil fichas de inscrição para 91 presídios.
Jovens e adultos que cumprem sentenças judiciais e que vão concluir o ensino médio em 2006 ou que já o concluíram têm a oportunidade de dar o primeiro passo para ingressar na universidade.
Para o coordenador nacional do Enem, Dorivan Ferreira Gomes, a inclusão dos detentos demonstra o interesse do Estado na formação educacional da população carcerária. "Este é o momento que o Estado tem para construir laboratórios de ensino dentro dos presídios"
Segundo Gomes, os presos fazem as provas do Enem e participam do processo do ProUni. "Porque nós temos instituições de educação superior que oferecem bolsa na modalidade de ensino a distância. Dentro dos presídios, os detentos vão poder fazer um curso superior".
Dados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) revelam que, no ano passado, 129 detentos do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, fizeram as provas do Enem. Desse total, 51 foram aprovados com média e 11 ganharam bolsa.
Uma mulher que cumpriu pena na Papuda, mas não quis se identificar foi aprovada no Enem e ganhou uma bolsa de 50% do Programa Universidade para Todos (ProUni) para cursar pedagogia. Ela conta como venceu as dificuldades e conseguiu chegar à universidade.
"O preconceito é grande, por isso uma formação superior é fundamental na vida de quem passou por uma penitenciária. Eu por exemplo fui vetada em muitas situações. Tiver dificuldades de aprendizagem, para adquirir livros, mas não desisti".
Segundo o Ministério da Educação cerca de 500 instituições de ensino superior usam o resultado do Enem como forma de premitir o acesso dos estudantes ao ensino superior. Neste ano, as provas serão no dia 27 de agosto em 800 municípios do país. No ano passado, mais de três milhões de pessoas participaram do Enem.
Os interessados em participar do enem podem se inscrever até o dia 2 de junho pela internet (www.inep.gov.br) ou por formulários a serem preenchidos nas escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação.