Voltaram ao normal na manhã desta segunda-feira (27) as aulas na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru. Maior escola da rede municipal, a Omar Sabbag atende 3,5 mil estudantes de pré-escola a oitava série e Educação de Jovens e Adultos. Na manha desta segunda-feira, 20% dos alunos faltaram. A Secretaria Municipal de Educação pede aos pais mandem os filhos para a escola com tranqüilidade. As atividades haviam sido suspensas no final da manhã da última sexta-feira (24), depois que uma briga entre alunos assustou os estudantes e resultou em alguns vidros quebrados.
A Guarda Municipal também reforçou a segurança dentro e fora dos portões. Dois guardas garantem a segurança da escola e uma viatura fará a ronda nos horários de entrada, saída e recreio. "Agimos com rapidez para garantir que as crianças não perdessem mais um dia de aula e para manter a segurança de toda a comunidade escolar", explicou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Luz Salamunes.
Nara esteve na escola para acompanhar a retomada das atividades e a reunião de pais que contou com a presença de mais de 60 pessoas. Os pais buscaram a escola para dar sugestões e saber qual serão as providências adotas em relação aos alunos que provocaram a confusão. "Não podemos deixar que a ação de poucos alunos coloque a perder o resultados dos bons", disse a agente comunitária Delcilene Da Silveira Cardoso, mãe de duas alunas da 5ª e da 6ª séries. Para Delcilene, os profissionais da escola agiram com determinação para evitar que acidentes maiores pudessem acontecer. "Acredito que seja necessário impor medidas disciplinares, é para isso que serve a escola", disse ela.
Caberá ao Conselho de Escola – formado por representantes de funcionários da unidade, pais e alunos – decidir, a partir de sexta-feira (31) as medidas que serão aplicadas ao dois adolescentes, de 15 e 17 anos, responsáveis briga da última semana. O Conselho de Escola é um órgão deliberativo responsável por todas as decisões e encaminhamentos pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.