O reforço da Guarda Municipal no Passeio Público com a realização de rondas permanentes, está mudando o cenário do parque mais central da cidade. Hoje, já é possível ver famílias passeando com os filhos, pessoas praticando cooper e exercícios e a prostituição, que era um dos maiores problemas do local, praticamente acabou.
A Guarda voltou a fazer rondas no Passeio Público há alguns meses, por determinação do prefeito Cassio Taniguchi porque, embora tenha sua sede dentro do Parque, a 1ª Companhia da Polícia Militar não vinha realizando este trabalho.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social vários pedidos já haviam sido encaminhados ao Comando de Policiamento da Capital solicitando melhor policiamento do local. “Queremos que as pessoas que visitam o Passeio tenham tranqüilidade e segurança”, afirmou o secretário municipal da Defesa Social, Sanderson Diotalevi.
Três duplas de guardas municipais fazem rondas a pé, das 8 horas da manhã às 8 horas da noite, período em que o Passeio permanece aberto à visitação pública, de terça a domingo. Outra dupla faz a segurança dos animais, aves e equipamentos durante a noite.
“Vemos muitas pessoas praticando o seu cooper sem serem perturbadas por desocupados”, disse o inspetor Marlon René Guerreiro de Oliveira, chefe do Núcleo de Defesa Social da Administração Regional da Matriz. Marlon informou que a Guarda vem recebendo inúmeros elogios de freqüentadores, satisfeitos com a presença de guardas municipais no Passeio.