O atletismo é a modalidade dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) que mais vem crescendo e revelando talentos ao longo desses quatro anos, data em que a competição foi retomada no calendário esportivo do Governo do Estado. Apenas neste ano foram mais de 3.500 alunos de escolas públicas e particulares do estado inscritos na competição.

continua após a publicidade

Nesta fase final do Jocop´s, que acontece até o próximo dia 20 em Curitiba envolvendo mais de 14 mil alunos de todo o Paraná, em 11 modalidades, já são vários os exemplos de jovens atletas paranaenses que se destacam no atletismo. ?Por ser uma modalidade individual é mais fácil um atleta se realçar entre os muitos outros?, contou o coordenador do atletismo do Jocop´s, Marcos Antonio Gonçalves ? conhecido como ?Pulga?.

Pulga também comentou a importância do Paraná para o atletismo brasileiro. ?Como pode ser visto nas olimpíadas, em todas as edições, sempre temos muitos atletas competindo pelo Brasil e trazendo medalhas. Exemplo disto foi para citar apenas um nome, o paranaense Edison Luciano, bronze em Atlanta e prata em Sydney, que foi meu atleta no interior do Paraná e hoje é uma referência mundial?.

Talentos revelados

continua após a publicidade

Exemplo de talentos revelados pelo Jocop´s não faltam. Em 2003 surgiu Valdiléia Martins, moradora de um assentamento rural em Querência do Norte. Ela começou a treinar para o Jocop´s pulando cerca e improvisando barra com vara de pescar. Hoje, com 17 anos, ela é vice-campeã brasileira dos Jogos Estudantis no salto em altura e está estudando e morando em Maringá devido ao atletismo.

O fruto deu tão certo que a mudança na vida de Valdiléia também incentivou seus irmãos a competirem no Jocop´s. Sua irmã Andréia Martins, de 13 anos, sagrou-se bicampeã paranaense do Jocop´s na prova dos 1.000m rasos feminino B (12 a 14 anos), realizada na quarta-feira (12) na pista do Centro Universitário Positivo, com a boa marca de 3\\\’17?60. ?Fico feliz em conseguir bons resultados no atletismo que revelou minha irmã e está incentivando também mais duas irmãs de onze anos a competir?, disse Andréia, que representa nesta fase final do Jocop´s,o Colégio Estadual Centrão, de Querência do Norte.

continua após a publicidade

Outro talento dos Jogos Colegiais é a ponta-grossense, Wanessa Zavolski, da Escola Estadual Linda Bacila, que além de ser bi-campeã brasileira estudantil e campeã Sul-Americana, em 2004, no Equador, também já participou do Mundial de Atletismo no Marrocos, terminando entre as 15 melhores atletas do mundo em sua categoria. ?O Jocop\\\’s também é uma ótima competição para o desenvolvimento e revelação de jovens atletas. Foi por aqui que comecei minha vida no atletismo?, disse Wanessa.