Foto: Walter Alves
Foto: Walter Alves

O autor do gol santista, Rodrigo Tabata, disputa lance com o lateral atleticano Nei.

continua após a publicidade

Em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo em Curitiba, o Atlético não conseguiu repetir os bons resultados dos primeiros jogos e acabou derrotado pelo time misto do Santos, por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Rodrigo Tabata. O resultado faz com que o Rubro-Negro deixe a liderança da competição.

Embalado pelas vitórias sobre Figueirense e Internacional, o Atlético entrou em campo visando manter-se na ponta da tabela. Entretanto, quem mostrou serviço nos primeiros minutos foi o time do técnico Wanderlei Luxemburgo. Logo no primeiro minuto de partida, o ex-atleticano Rodrigo Souto fez bela jogada pelo meio de campo e tocou pra Carlinhos, que achou Marcos Aurélio na área. O também ex-atleticano mandou na trave direita do goleiro Guilherme.

Sem a presença de vários titulares, o Santos dominou os primeiros minutos de bola rolando. Numa grande jogada individual, o baixinho Marcos Aurélio driblou Marcão e caiu na área. O árbitro mandou seguir o lance.

continua após a publicidade

Ocupando bem os espaços na marcação e articulando as jogadas de ataque com Rodrigo Tabata e Carlinhos pela direita, o Santos foi chegando e balançou as redes aos 16 minutos. Depois de um chute de Marcos Aurélio na trave, Tabata aproveitou o rebote e não perdoou.

O acordou o time do Altético, e o Furacão passou a investir mais incisivamente no ataque. Aos 20 minutos, depois de uma linda triangulação do ataque atleticano, Alex Mineiro tabelou com o colombiano Ferreira e recebeu na frente. De cara pro gol, o artilheiro do Brasileirão ajeitou e chutou em cima do goleiro Roger, desperdiçando a melhor oportunidade do Rubro-Negro na primeira etapa.

continua após a publicidade

O jogo ficou aberto e as equipes alternavam momentos de perigo. O Furacão chegou a carimbar a trave do goleiro Roger aos 39 minutos, porém o árbitro já marcava impedimento do camisa nove.

No segundo tempo, o time do técnico Oswaldo Alvarez poderia ter empatado o jogo, não fosse a falta de perícia de alguns atletas.

Aos sete minutos, Denis Marques mandou pra fora a melhor chance de igualar o marcador. Ele recebeu de Ferreira e, de cara pro gol, se atrapalhou e permitiu que o zagueiro chegasse para travar a jogada, não dando tempo para que o atacante efetivamente concluísse a jogada.

Denis ainda teria mais uma oportunidade de balançar o barbante. Entretanto, depois da jogada de Netinho, Denis Marques mandou uma bomba que explodiu no rosto do jogador Adaílton, evitando o tento atleticano.

Mesmo com a entrada dos badalados titulares como Zé Roberto e Pedrinho, o Santos continuou recuado e praticamente abdicou do ataque para segurar o resultado na Arena. Já o Atlético, abusando dos passes errados, não apresentou mais perigo que justificasse um empate e facilitou o trabalho da zaga santista.

A última oportunidade de marcar aconteceu já nos descontos. Depois de uma falta cobrada por Netinho, a bola sobrou pra Allan Bahia, que livre de marcação e debaixo da trave, mandou pra fora.

O resultado deixa o Atlético na quarta posição na tabela com seis pontos em três jogos. já o Santos, que soma seus primeiros três pontos na competição, deixa a lanterna e sobe para a 16ª colocação.

O Atlético volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Atlético Mineiro fora de casa. Já o Santos, que enfrenta o Grêmio no primeiro jogo da semifinal da Libertadores, recebe o Corinthias no domingo.