No retorno após a campanha vitoriosa na Série B de 2006, o Atlético Mineiro decepcionou os 20 mil torcedores que foram ao Mineirão e perdeu por 3 a 2, de virada, para o Villa Nova. O jogo foi a estréia do time alvinegro no Campeonato Mineiro, competição que não vence desde 2000.
A derrota interrompeu uma série invicta de oito meses do Atlético no Mineirão. Nesse período, a equipe disputou 15 partidas diante de sua torcida, com 12 vitórias e três empates.
O Atlético começou melhor a partida e fez 1 a 0 logo aos 13 minutos do primeiro tempo, com Bilu. Aos 27, o Villa Nova aproveitou uma bobeada da defesa do time da casa para empatar, com Carsiano.
No segundo tempo, o Atlético continuou melhor e Éder Luís fez o segundo gol, também aos 13 minutos. Em seguida, Paulo César, do Villa, foi expulso.
Mesmo com um jogador a menos, o time de Nova Lima não se intimidou e conseguiu uma virada surpreendente, com gols de Danilo, aos 23, e Fabinho, aos 30. O Atlético volta a campo no próximo domingo, contra o Tupi, em Juiz de Fora.
Os outros resultados da primeira rodada do Campeonato Mineiro: Ituiutaba 3 X 1 Tupi, Democrata-SL 1 X 0 Ipatinga e Caldense 2 X 1 Democrata-GV.