O Furacão salvou o futebol brasileiro de um grande vexame. Ao empatar com o River Plate da Argentina por 2 a 2 nesta quinta-feira (12), feriado nacional, o Atlético foi o único time brasileiro a passar à próxima fase da Copa Sul-Americana, no confronto contra os argentinos. Ontem à noite (11) – Santos, Corinthians e Fluminense ? foram eliminados por San Lorenzo, Lanús e Gimnasia, respectivamente. O Rubro-Negro paranaense jogava apenas pelo empate, já que na partida do dia 27 de setembro, com gol de Marcos Aurélio, venceu por 1 a 0 em pleno Estádio Monumental de Nuñez. A vantagem não serviu para que o time comandado por Vadão se acomodasse, tanto que o time procurou o gol todo o primeiro tempo. O Atlético esteve duas vezes na frente, mas acabou levando o gol de empate, porém, o resultado credenciou a equipe paranaense para as quartas-de-final da competição.
Apesar de pressionar bastante o time argentino, o Atlético só conseguiu abrir o placar aos 40 minutos da primeira etapa. Domingo cometeu falta dura em Ferreira e Jancarlos cobrou com perfeição, no canto alto de Lux. O Furacão ainda teve a chance de ampliar aos 45 minutos, mas o goleiro praticou a defesa no desvio de Dênis Marques.
Para a segunda etapa, como havia acontecido contra o Cruzeiro no último domingo, o Atlético não voltou bem e sofreu o gol de empate logo aos 5 minutos. O zagueiro atleticano cometeu pênalti em Higuaín, Gallardo cobrou muito bem, no canto direito de Cléber, que não alcançou a bola. A partir daí o River Plate pressionou bastante atrás do gol que daria a classificação, mas foi o Rubro-Negro que fez o segundo. Aos 37 minutos, em boa jogada de Alan Bahia, o jogador atleticano foi derrubado perto da grande área e Jancarlos novamente foi para a cobrança. O lateral atleticano mandou no ângulo esquerdo do goleiro do River, que nada pôde fazer, a bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
O time comandado por Daniel Passarela foi pra cima do Atlético e conseguiu o empate logo em seguida. Aos 39 minutos, Jancarlos puxou Higuaín pela esquerda e o árbitro anotou a falta. Gallardo levantou na área, a zaga atleticana não subiu e Gerlo cabeceou para deixar tudo igual.
Apesar de sofrer pressão no final da partida, o Atlético conseguiu suportar e a torcida fez muita festa no final do jogo com a classificação à próxima fase da competição.