O Brasil encerrou a participação no Campeonato Pan-americano de Canoagem, disputado em Quebec, Canadá, no último final de semana, com um saldo de 15 medalhas: duas de ouro, sete de prata e seis de bronze. As atletas paranaenses Rozivânia Aparecida Gomes e Adriélia Aparecida Freitas conquistaram três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze.

continua após a publicidade

Esta foi uma das melhores participações do Brasil no Pan-americano de Canoagem. O prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos Molini, o Kiko, comemorou a conquista brasileira e, sobretudo o desempenho das atletas do município no Campeonato. Adriélia e Rozivânia foram reveladas no Projeto Navegar, que é realizado pela Prefeitura de Ribeirão Claro em parceria com o Ministério dos Esportes.

Ambas as atletas são famílias pobres, que buscam no trabalho no campo o principal sustento do lar. Ao ingressar no Projeto Navegar, Adriélia e Rozivânia, assim como Helena Aparecida Ferreira, Ana Cláudia Ferraz e Lacy Cristina Bianqui, se uniram para vencer as dificuldades, continuar os estudos e ainda se destacarem no cenário esportivo nacional. Hoje, as cinco atletas integram a Seleção Brasileira Permanente de Canoagem Velocidade, que tem como sede de concentração o município de Caxias do Sul (RS).

Para o prefeito Kiko Molini, o destaque das cinco canoístas do município mostra a importância de se investir em esporte de base, consagrando atletas que representam o Brasil em vários lugares do planeta. ?Sempre tivemos uma atenção muito especial com a Educação e o Esporte, que são os setores que mais resultados trazem ao à comunidade. Hoje, depois da semente plantada, estamos colhendo os frutos. Parabéns às nossas atletas?, enfatizou o prefeito.

continua após a publicidade

As medalhas de prata conquistadas pelas canoístas de Ribeirão Claro foram na categoria K-4 200 e 500 metros júnior. Já a de bronze saiu ma modalidade K-4 1000 metros júnior. As outras duas integrantes da equipe são Laila Moro e Vanessa Pimentel.

Meninas de Ouro

O Ministério dos Esportes destacou a conquista das atletas de Ribeirão Claro no portal http://portal.esporte.gov.br e denominou as canoístas como ?Meninas de Ouro?. Leia a íntegra da homenagem:

continua após a publicidade

?Ambas com 17 anos, Adriélia Freitas e Rozivânia Gomes são atletas da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (PR). O clube é mais um dos 2.400 núcleos de atendimento do Programa Segundo Tempo no país, que atualmente contempla 1 milhão de crianças carentes com a prática esportiva e reforço escolar e alimentar. Entre os títulos mais importantes da dupla estão o Campeonato Brasileiro de Canoagem de 2004 (São Paulo/SP), em que Adriélia sagrou-se campeã e, ainda, o Pan-americano de Canoagem realizado em 2004 em Curitiba (PR), em que Rozivânia foi medalha de ouro. Adriélia e Rozivânia moram em Caxias do Sul (RS), na concentração da equipe permanente de canoagem velocidade feminina. Além de treinar, elas deram continuidade aos estudos ? estão cursando a 8ª série.

Nas horas de folga, Rozivânia adora ouvir música e andar de bicicleta. Já vôlei e jogos de aventura são o hobby de Adriélia. Apesar de terem gostos distintos na diversão, o sonho de serem campeãs no Pan de 2007 e nas Olimpíadas em 2008 é unânime entre as amigas canoístas?.