Além do preparo físico e da determinação, o incentivo do público será também um importante "combustível" dos atletas que irão participar da oitava Maratona Ecológica de Curitiba neste domingo. Os corredores irão passar por vários bairros e por diversos pontos turísticos da cidade e contam com o apoio dos curitibanos para enfrentar 42.195 metros de prova.
"A Maratona é uma prova longa e muito desgastante. Por isso, é muito importante para os atletas contar com o apoio dos curitibanos", diz o coordenador geral da Maratona, Romualdo Diniz Tissot. O objetivo é também incentivar o público a oferecer água mineral ou até mesmo esguichar água com mangueiras nos atletas, para reduzir o cansaço e o suor.
Ao longo de todo o trajeto, a Prefeitura de Curitiba está distribuindo folhetos, entregues nas residências e casas comerciais, mostrando o percurso da prova e os cuidados que a população deve tomar para que a corrida se realize sem problemas.
O público pode colaborar mantendo as ruas desimpedidas, sem lixo nas calçadas nem carros estacionados. Os veículos devem ficar nas garagens. Quem mesmo assim precisar sair com o carro, deve verificar os horários mais convenientes e circular por caminhos alternativos.
Outra recomendação é de que as pessoas prendam os animais de estimação nos quintais, impedindo que circulem nas calçadas e ruas do trajeto oficial.
A largada do pelotão feminino da 8ª Maratona de Curitiba será às 7h, na Praça Nossa Senhora de Salete, que fica no Centro Cívico. Durante a prova. Às 7h20 largam os atletas cadeirantes e da categoria especial. Às 7h30 larga o pelotão masculino, onde se concentra a grande maioria dos atletas.
A Diretran alerta que, além das ruas percorridas pelos atletas, muitas vias transversais permanecerão fechadas ao tráfego durante a passagem dos competidores. A chegada também será no Centro Cívico, e o tempo limite da prova será de seis horas.
Veja as principais recomendações para o público:
Permaneça sempre na calçada, e não tente acompanhar o atleta ao oferecer água mineral. Isso pode prejudicar o ritmo de quem compete;
Após a passagem do último atleta, colabore com o serviço de limpeza pública e retire copos de água, cascas de frutas e outros detritos acumulados na rua ou calçada em frente à sua casa ou loja. Com esse gesto, você consolida a fama de Curitiba como capital ecológica.Se quiser, molhe o corredor com a água de mangueira instalada no quintal. Ou ofereça copos de água mineral.Mantenha o cachorro preso no quintal, sem condições de avançar nos corredores;Se for preciso sair de casa com o veículo durante a corrida, verifique os horários mais convenientes, circulando sempre por caminhos alternativos. A corrida começa às 7h, dura oficialmente seis horas, e o primeiro atleta deverá encerrar a prova após cerca de 2h15;Mantenha o carro na garagem durante a realização da Maratona, para que os atletas façam o percurso no circuito totalmente desimpedido;