Tiro, esgrima, natação, saltos no hipismo e corrida são modalidades praticadas diariamente pela pernambucana Larissa Lellys, de 24 anos, que já tem vaga garantida no pentatlo moderno para os Jogos Pan-Americanos do Rio.
Na última seletiva, realizada há quinze dias em Resende (RJ), ela comemorou bastante. Não apenas por ter conseguido sua vaga, mas também com seu desempenho no tiro, onde obteve maior pontuação – considera o esporte difícil por exigir concentração. ?Sou um pouco dispersa.
Seus treinos são divididos em dois períodos. Pela manhã, levanta às 6h para correr, às 9h salta no hipismo e atira. À tarde, faz esgrima e natação. Com o sonho de defender o País no Pan, intensificou os treinos e optou por trancar a faculdade de Fisioterapia.
Antes de abraçar a complexa modalidade, Larissa já tinha uma vida esportiva bem ativa. Foi nadadora até os 17 anos. E sempre gostou de esportes aeróbicos, como a corrida. Até que um dia resolveu participar de uma prova de biatlo (natação e corrida), com percurso curto. O torneio serviu como seletiva para formar uma equipe de pentatlo, modalidade que ela não conhecia.
Ficou em terceiro lugar e foi selecionada por um capitão do exército que queria difundir a modalidade no Recife.
Nos primeiros treinos, passou por maus bocados. Na equitação, caiu do cavalo, machucou o ombro, tomou um coice no pé… ?Foi complicado!? Com natação e corrida ela já estava habituada e tirou de letra a esgrima. Dificuldade mesmo ela teve no tiro.
?Nas competições, eu evoluía em todas as modalidades, mas tinha e ainda tenho deficiência no tiro.
Em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, ela sonha com um bom resultado. ?Para sonhar não paga nada. Tenho um pé no chão e outro nas estrelas.
Para Larissa, sua principal adversária será Yane Marques, sua conterrânea e companheira de treino. Na seletiva, Yane ficou em primeiro lugar e obteve 5.404 pontos – Larissa conseguiu 5.360. ?Yane é minha parceira. É bom a gente ter essa competitividade.? E também lembrou de americanas, canadenses e mexicanas como candidatas ao título no Pan.
Além de lutar pelas medalhas, as brasileiras no Pan tentarão assegurar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, já que a competição no Rio serve de seletiva. As quatro primeiras colocadas irão à Olimpíada.