O Brasil está em busca da primeira medalha de Ouro no 11º Mundial de Canoagem Velocidade – categoria Júnior – que começa nesta sexta-feira, na Hungria. A atleta Rozivânia Aparecida Gomes, de Ribeirão Claro, no Norte pioneiro do Paraná é a única canoísta feminina a representar o Brasil no Mundial, que termina domingo. Ela embarcou segunda-feira para Szeged, onde disputará o Ouro Mundial com atletas de vários países.
No início deste mês, Rozivânia conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, no Campeonato Pan-Americano de Canoagem, disputado no Canadá, juntamente com Adriélia Aparecida Freitas, também de Ribeirão Claro, e Laila Moro e Vanessa Pimentel, mostrando que o Paraná é um celeiro de novos talentos em diversas modalidades esportivas.
A canoísta foi revelada no Projeto Segundo Tempo/Navegar, implantado pela Prefeitura de Ribeirão Claro em parceria com o Ministério dos Esportes e que também recebe incentivos do Governo do Paraná. O Segundo Tempo é um projeto social que incentiva a prática de esportes aquáticos a crianças carentes em várias regiões do país.
Além de Rozivânia, o projeto Segundo Tempo revelou também as canoístas Helena Aparecida Ferreira, Ana Cláudia Ferraz, Lacy Cristina Bianqui e Adriélia Aparecida Freitas, todas integrantes da Seleção Brasileira Feminina de Canoagem Velocidade.
No masculino, as revelações são os atletas Leandro do Prado Correa e Fábio Augusto Figueiredo, que também integram a Seleção Brasileira de Canoagem. O Mundial de Canoagem Júnior está sendo disputado em Szeged.
Em outubro, na Austrália, o atleta Washington da Silva, também de Ribeirão Claro, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que acontece em Perth, nos dias 15 e 16. Washington foi o campeão da seletiva para o Mundial, disputado no final de julho, em Londrina, no Paraná. Ele completou o percurso de 20 quilômetros com a marca de 1h37m56, um centésimo de segundo à frente do segundo colocado, o londrinense Renan Scaliza.
Whashington também revelado no Projeto Segundo Tempo/Navegar, em Ribeirão Claro. Antes de embarcar para a Austrália, ele participa do Campeonato Sul-Americano de Canoagem, que será disputado em Pedro, na Argentina, no início de outubro.