O frio desta quarta-feira não atrapalhou a programação do Dia do Desafio, 30 de maio, em Curitiba. A data, organizada em parceria pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e o Sesc, foi marcada por aulões de ginásticas e atividades físicas nas repartições municipais e no palco montado na Boca Maldita, no Centro.

continua após a publicidade

"Mesmo sendo o dia mais frio do ano, Curitiba se envolveu firmemente com o propósito de resgatar o hábito da prática esportiva, em benefício da saúde", disse o secretário do Esporte e Lazer, Raul Plassmann. A data marca uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física em benefício da saúde e bem-estar.

Logo cedo, a praça Oswaldo Cruz foi ocupada por curitibanos que aproveitaram os aulões de ginástica antes de ir ao trabalho. "Terminei a ginástica e vou aquecido para trabalhar, ainda mais num dia tão frio", disse o assistente administrativo Reinaldo Horocoswski, que alongou o corpo no aulão antes de ir ao escritório.

Neste ano, Curitiba disputa o Dia do Desafio com a cidade colombiana de Medelin. Ganha quem reunir o maior o número de participantes nas atividades físicas. "A idéia é estimular a prática esportiva e promover a sociabilidade", disse o diretor do Departamento de Lazer, Sandro Mazalli.

Além dos aulões nas praças, a Prefeitura de Curitiba montou um palco na Boca Maldita. Desde as 10h, houve apresentações de academias de ginásticas de meia em meia hora. Os pedestres aproveitaram para se alongar no centro da cidade ou aprender uns passos de dança.

"Quando vi todo mundo dançando no palco quis também me mexer, mesmo com este frio. Tem que ter mais dias do desafio para a gente poder dançar de alegria no centro da cidade", disse a secretária Eunice Cordeiro.

continua após a publicidade