O Educandário São Francisco, em Piraquara, está promovendo atividades de turno e contraturno no período de férias, como forma de entreter e ocupar melhor os dias dos adolescentes internados na unidade. As atividades – esportes, música, dança, filmes e tangran – foram organizadas para preencher o tempo das aulas.

continua após a publicidade

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, afirma que essas ações ajudam na qualidade de recuperação dos adolescentes. "Nossa intenção não é apenas deixá-los internados durante o período de reclusão, mas de trabalhar para que eles sejam reinseridos na sociedade como cidadãos" declara Roque Zimmermann.

Além dessas atividades, a psicóloga e professora Paula Gomide está desenvolvendo um programa com 30 educadores, professores e instrutores da unidade. A intenção é mudar o sistema de regras e a atuação dentro do Educandário, buscando melhorar a eficácia das medidas sócio-educativas. A equipe que recebe treinamento trabalhará com o novo método durante um mês, para que sejam analisados os resultados. Depois desse período, todos os demais funcionários também participarão do treinamento. 

continua após a publicidade