A atividade industrial da China desacelerou em maio, de acordo com dois índices de gerentes de compras (PMIs na sigla em inglês) divulgados nesta quarta-feira. O PMI oficial, divulgado pelo Federação de Logística e Compra da China e pelo Escritório Nacional de Estatísticas, caiu pelo segundo mês consecutivo, para 52,0 em maio, de 52,9 em abril. O PMI medido pelo HSBC baixou para uma mínima de 10 meses, de 51,8 em abril para 51,6 em maio.

continua após a publicidade

A leitura final do índice do HSBC ficou acima do número preliminar anunciado em 23 de maio, baseado em 85% a 90% das respostas da pesquisa do PMI, e que apontava 51,1. Uma leitura acima de 50 indica expansão da atividade manufatureira, enquanto uma leitura abaixo desse patamar indica contração da atividade.

Os economistas consideram improvável que a China tenha uma desaceleração econômica acentuada e dizem que o banco central deve seguir em frente com sua campanha de aperto monetário, pelo menos no curto prazo. Eles acrescentaram que a inflação deve chegar ao pico em meados do ano, mas permanecer elevada por algum tempo. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade