Atividade industrial da China desacelera em maio

A atividade industrial da China desacelerou em maio, de acordo com dois índices de gerentes de compras (PMIs na sigla em inglês) divulgados nesta quarta-feira. O PMI oficial, divulgado pelo Federação de Logística e Compra da China e pelo Escritório Nacional de Estatísticas, caiu pelo segundo mês consecutivo, para 52,0 em maio, de 52,9 em abril. O PMI medido pelo HSBC baixou para uma mínima de 10 meses, de 51,8 em abril para 51,6 em maio.

A leitura final do índice do HSBC ficou acima do número preliminar anunciado em 23 de maio, baseado em 85% a 90% das respostas da pesquisa do PMI, e que apontava 51,1. Uma leitura acima de 50 indica expansão da atividade manufatureira, enquanto uma leitura abaixo desse patamar indica contração da atividade.

Os economistas consideram improvável que a China tenha uma desaceleração econômica acentuada e dizem que o banco central deve seguir em frente com sua campanha de aperto monetário, pelo menos no curto prazo. Eles acrescentaram que a inflação deve chegar ao pico em meados do ano, mas permanecer elevada por algum tempo. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo