O Corpo de Bombeiros registrou, nos primeiros 30 dias da Operação Verão, aumento de 42% no volume de atendimentos, em comparação com o mesmo período da operação passada. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, somando todas as ações realizadas pelos bombeiros no litoral foi ultrapassada a marca de 40 mil atendimentos. "No ano passado, em 72 dias de trabalho fizemos 52.351 atendimentos. Este ano, em apenas 30 dias, já foram 40.780", afirmou ele.
O tenente explicou que o trabalho preventivo realizado em toda a orla marítima tem surtido mais efeitos que em temporadas passadas. "Nunca se preveniu tanto como este ano", afirmou. Segundo Pinheiro, as mais de 39 mil orientações e advertências aos banhistas fizeram a diferença. "Foi um crescimento de 44% nas orientações, que visam eliminar o risco e, conseqüentemente, a necessidade de realizar o salvamento, que é o limiar entre a fatalidade e a manutenção da vida".
Segundo Pinheiro, o que chama a atenção é a quantidade de pessoas salvas pela ação direta dos guarda-vidas. Eles estão na praia das 8 horas às 20 horas e, nesta temporada, já retiraram do mar 920 pessoas que se encontravam em situação que poderia resultar em morte. "Comparando com o mesmo período do ano passado houve aumento de 18% no número de salvamentos", disse o tenente. Registros do Corpo de Bombeiros apontam que, em toda a operação do ano passado, foram realizados 1.518 salvamentos.
Desde 17 de dezembro, quando começou oficialmente a Operação Verão, foram registradas pelo Corpo de Bombeiros oito mortes por afogamento. "No mesmo período, na operação passada, nove pessoas perderam a vida em função do mar e de atitudes imprudentes", disse o tenente Pinheiro. "Ao entrar no mar não se pode esquecer que o risco existe", lembrou o tenente.
Nesta Operação Verão trabalham no litoral 650 bombeiros e 40 guarda-vidas. Eles contam com jet-skis e barcos para buscas e salvamentos no mar e quadricilos motorizados para patrulhamento na areia. Além desses veículos, o Governo do Estado cedeu um helicóptero para ações de emergência.