O sonho de ter o próprio negócio é comum a muitos brasileiros, assim como para os amigos Faber Cézar Baía e Wellington Dias. Os dois trabalharam no comércio como empregados e, agora, estão pensando em abrir uma microempresa, em sociedade. Com pouca experiência em gestão administrativa, eles procuraram o balcão de atendimento do Sebrae em Goiás para ter mais informações sobre o mercado e áreas de investimento. Após a primeira consultoria recebida, os futuros empresários contam decididos: ?Vamos montar uma videolocadora?.
O caso de Faber e de Wellington é o mais comum no atendimento do balcão do Sebrae. Segundo pesquisa de avaliação de satisfação do cliente externo, realizada de período de 30 de maio a 8 de junho deste ano, 82% dos clientes atendidos são pessoas físicas. Esse dado revela que a maior parte das pessoas que procuram o Sebrae, tem intenção de montar uma micro ou pequena empresa. As dúvidas mais freqüentes são com relação a que tipo de negócio montar, como montar e organizar a empresa.
Satisfação
De acordo com a pesquisa, 86% dos entrevistados declararam que houve algum benefício: aumento do conhecimento, obtenção de informações gerais e melhoria na qualificação profissional, a partir das orientações prestadas pelo Sebrae em Goiás. Do total dos entrevistados, 63,2% não tiveram nenhum tipo de gasto com a consultoria. O nível geral de satisfação chegou a 87,9%, sendo 53,8% satisfeitos e 34,1% muito satisfeitos.
Quanto à avaliação das expectativas iniciais, 50% dos clientes entrevistados afirmaram que suas expectativas foram atendidas totalmente e 27% afirmaram ter considerado as expectativas iniciais superadas. O bom índice demonstrou também que 98% estão dispostos a retornar ao Sebrae para outras orientações ou informações. A avaliação da linguagem e conhecimento técnico do consultor/instrutor, a qualidade da informação e o tempo de espera também foram itens que receberam avaliação positiva pela maioria dos entrevistados. O perfil dos clientes entrevistados revela que, 56% são do sexo masculino e 53,5% possui ensino médio completo ou curso superior incompleto.
Informação
Existem várias formas de obter informações sobre empreendedorismo, por meio do Sebrae. Além do atendimento presencial nos balcões, o usuário também pode acessar o site do Sebrae em Goiás, www.sebraego.com.br , e pedir informações on line por meio do ?Fale com o Sebrae? ou fazer pesquisas na ?Biblioteca On line?. Somente no mês de agosto deste ano, o site registrou cerca de 123 mil acessos. As respostas das dúvidas e sugestões dos internautas são encaminhadas para os gerentes das áreas referentes à solicitação e respondidas via e-mail.
A sede do Sebrae, em Goiânia, conta também com o Centro de Documentação e Informação, com um acervo de cerca de 5 mil obras para consultas, 700 fitas de vídeo, jornais, revistas e loja com 100 obras para comercialização. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Para assistir os vídeos é necessário fazer agendamento prévio pelo telefone: (62) 3250-2240.
Desde 1972, o Sebrae em Goiás trabalha pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.
Atualmente, além da sede, em Goiânia, o Sebrae possui balcões de atendimento em 13 municípios: Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Formosa, Goianésia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Morrinhos, Quiripólis, Porangatu e Rio Verde, além de um ponto na Central Fácil, dentro da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e outro na Agência de Apoio ao Empreendedorismo, na Unidade de Atendimento do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Estima-se que são feitos cerca de 28 mil atendimentos presenciais anualmente, sem contar com o número de pessoas que são atendidas por meio de cursos, treinamentos, seminários, palestras e feiras, entre outros.
Metodologia
A pesquisa quantitativa foi realizada com 3.153 clientes. Os projetos avaliados foram: Atendimento Presencial, Consultoria, Crédito, Rumo à ISO 9000 e Treinamento. A coleta de dados foi realizada via telefone e o nível de confiança é de 95%.