Astronauta Marcos Pontes é indicado para depor na CPI

Deputados, quase todos da oposição, já apresentaram à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara, 29 requerimentos de convocação de depoentes e pedidos de cópias dos inquéritos e dos relatórios das investigações feitas pelos órgãos ligados ao setor. São 19 requerimentos só de convocação de pessoas para prestarem depoimento. Até o astronauta Marcos Pontes está na lista de convocação. Os requerimentos ainda terão que ser votados. A próxima reunião da CPI está marcada para terça-feira, a partir das 11 horas.

A convocação de Marcos Pontes foi justificada pelo deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG). Ele afirmou que o astronauta – primeiro brasileiro a subir ao espaço e um dos passageiros prejudicados com os atrasos dos aviões – "tem, em função de seu profundo conhecimento na área de aviação, as condições necessárias para enfocar a problemática vivida por milhares de brasileiros, fornecendo à comissão uma análise nas perspectivas de um usuário e de especialista no assunto.

Há requerimento para convocar o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), brigadeiro José Carlos Pereira, mas ainda não foi apresentado pedido para ouvir o ex-presidente da estatal deputado Carlos Wilson (PT-PE). O ministro da Defesa, Waldir Pires, também foi poupado, pelos menos nessa primeira leva de requerimentos apresentados no primeiro dia de funcionamento da CPI. Três dos 19 requerimentos convocam o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior. Presidentes de outras quatro companhias aéreas também são alvo de convocação.

Oito requerimentos apresentados pedem informações e cópias de relatórios e inquéritos feitos por órgãos públicos sobre o queda de um Boeing da Gol na qual morreram 154 pessoas, em setembro do ano passado. Dois deles se referem a documentos da Polícia Federal, e os outros requerem documentos da Força Aérea Brasileira (FAB), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Infraero, da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), do Departamento de Aviação Civil (DAC) e do Comando da Aeronáutica.

Foram apresentados também requerimentos solicitando ao Ministério da Defesa que entregue a lista dos controladores de vôo que operavam as rotas do Boeing da Gol e do jato Legacy no dia do acidente, 29 de setembro de 2006, e pedindo ao TCU o empréstimo de auditores e técnicos para assessorar os trabalhos da CPI.

Os requerimentos foram apresentados, na grande maioria, pelos deputados de partidos de oposição. O único governista que apresentou requerimento foi o deputado Doutor Ubiali (PSB-SP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo