Astronauta brasileiro prepara-se há sete anos para viagem ao espaço

Brasília ? O astronauta e tenente-coronel Marcos César Pontes, o primeiro brasileiro a embarcar em uma missão espacial, disse que há sete anos vem se preparando para realizar o vôo ao espaço. "Finalmente agora, com a participação da Agência Espacial Brasileira e com o apoio da força aérea, acho que as coisas convergiram bem para este ano e a expectativa é grande", contou na última quarta-feira (8), em entrevista à Radiobrás.

Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov são os três astronautas que integram a tripulação da nave russa Soyus 12 TMA-8. A viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está prevista para o dia 30 de março. De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a previsão é que ele permaneça na estação espacial entre oito a dez dias. O russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

O brasileiro disse que está sendo submetido a uma rotina rigorosa de treinamentos na Cidade das Estrelas, em Moscou. Segundo ele, as atividades começam por volta de 8 horas e terminam às 18 horas, com uma hora de intervalo para o almoço. "A rotina é bem intensa e tende a ficar mais intensa agora" disse.

A última vez que Pontes veio ao Brasil visitar a família foi em agosto do ano passado. "Dá bastante saudade. Mas as mensagens que recebo trazem o Brasil para junto de mim. Eu tenho certeza de que não estou sozinho nesse meu caminho, porque, carregando essa bandeira, não dá para ficar sozinho", afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo