Uma corrida de revezamento, de 65 quilômetros, vai inaugurar, em setembro, o Circuito das Nascentes do Iguaçu, projeto proposto pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa, e aprovado na noite desta segunda-feira (11) em reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
"Temos procurado estender o alcance das nossas ações para todos os municípios da região metropolitana", disse Beto Richa, que é o presidente da Assomec. "Estamos buscando vários pleitos junto ao governo federal e estadual para a região. Temos de pensar juntos", afirmou o prefeito.
Durante o encontro, os prefeitos receberam os dirigentes da ong italiana Fundação Oásis Cidade Aberta (Foca), que veio propor parceria em projetos para promover o desenvolvimento econômico da RMC. O anúncio foi feito pela representante da Fundação, Marilia Bernardes. A organização também doou 700 livros para os municípios da região e lançou o projeto Biblioteca Voadora, em que os livros percorrerão as casas.
A Foca atua em projetos sócio-ambiental e agroindustrial. No Brasil, a entidade realizou experiências nos municípios de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba. "Queremos agora expandir para todos os municípios da RMC, em especial os do Vale da Ribeira", disse Marilia Bernardes.
Outro assunto abordado na reunião da Assomec foram os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela Eletrosul. Os técnicos da empresa, Ubiragir Mendes, José Martins e José Fernando Ávila, apresentaram aos prefeitos os programas Horta Comunitária (plantio de alimentos sob linhas de alta tensão), Casa Aberta (de formação de consciência para o uso de energia) e Luz para Todos (de energia para famílias carentes).
Circuito de esporte e turismo
O projeto Circuito das Nascentes do Iguaçu, proposto pela Prefeitura de Curitiba, envolve municípios que abrigam nascentes do rio Iguaçu, criando um roteiro para eventos de esporte, lazer e turismo. A corrida inaugural, que será no dia 24 de setembro, terá largada em Quatro Barras, passando por Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré e Campo Magro e terminando em Curitiba, no bairro de Santa Felicidade. São municípios que têm divisa com Curitiba e abrigam as nascentes dos rios Irai, Palmital, Passaúna, Belém e Atuba, que desembocam no Iguaçu.
A idéia, explicou o prefeito Beto Richa, é movimentar o comércio e o turismo de Curitiba e das demais cidades, aproveitando as belezas naturais da região e atuando, ao mesmo tempo, em questões como preservação ambiental.
Além de corrida de revezamento, o circuito prevê passeios ciclísticos, caminhadas e até cavalgadas nos trechos de saibro. Progressivamente, o circuito será estendido para outros municípios da região metropolitana. "Vamos formar um anel de percurso esportivo, turístico e de lazer em torno da capital, incluindo outras cidades que também fazem limite com Curitiba, afirmou o prefeito.
Paisagem
Na corrida de revezamento, o atrativo maior será o cenário. O percurso alterna vias pavimentadas com asfalto, outras com paralelepípedos e trechos de saibro. Os participantes poderão contar com uma bela paisagem durante o percurso. Plantações de eucalipto e pinheirais típicos da região. As principais nascentes dos rios que desembocam no Iguaçu estão no caminho dos participantes.
O turismo da região ganha com a iniciativa, pois há diversas pousadas, hotéis-fazenda e outras áreas de lazer ao longo do percurso para atender aos participantes e visitantes durante a corrida.
A largada será na cidade de Quatro Barras, de onde os atletas seguem pela Estrada da Graciosa, passando pelas nascentes dos Rios Irai e Timbu. O trecho da região de Colombo é uma paisagem bucólica, com chácaras e sítios, com criação de ovelhas, gansos carneiros e gado bovino.
Entre Almirante Tamandaré e Campo Magro, a diversidade natural da região é uma das atrações, incluindo, entre estas, a nascente do Rio Passaúna, um dos que abastece Curitiba. A chegada está programada para acontecer no bairro de Santa Felicidade em Curitiba, onde os atletas serão recebidos com festa e homenagens promovidas pelos organizadores.