Associações discutem as novas oportunidades da cafeicultura brasileira

Dirigentes e membros das associações de produtores de café do Norte do Paraná estiveram em Londrina, com o objetivo de estimular o empreendedorismo de mercado para novas oportunidades da cafeicultura, tendo em vista a tendência do Brasil de se tornar no maior consumidor do produto até 2010. Atualmente, o país é o maior produtor e exportador de café.

O encontro regional, que contou com 33 participantes de dez associações, foi uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelo Projeto Café da Emater, instituto vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Além da análise do mercado cafeeiro, do padrão tecnológico do Café Qualidade Paraná e orientações para o fortalecimento do associativismo e cooperativismo, a programação contemplou a implementação imediata de procedimentos visando maior solidez das associações e a possível criação de uma cooperativa virtual de negócios.

Na agenda dos participantes ficaram tarefas de reformulação dos cadastros individuais de associados, do repasse do conteúdo temático do seminário regional à base, verificação dos diversos modelos de certificações, bem como o dimensionamento da potencialidade produtiva cafeeira e seus diversos sistemas de produção. Até março de 2007, a agenda prevê a implementação de um programa de viabilidade operacional de atuação direta no mercado cafeeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo